Huracan: Polícia Militar Ambiental lança Operação para combater incêndios e conscientizar sobre preservação ambiental

Compartilhe esta notícia:

Força-tarefa envolvendo 450 policiais militares e Ministério Público atuará no combate aos focos de incêndio e na orientação aos proprietários rurais.

A Polícia Militar Ambiental, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) do Ministério Público do Estado de São Paulo, lançará nos próximos dias 24 e 25 de maio a Operação Huracan, que tem como objetivo principal prevenir e combater os focos de incêndio em vegetações, além de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

A força-tarefa contará com a participação de 450 policiais militares especialmente designados para a operação, além do efetivo do GAEMA. O foco principal será minimizar os impactos negativos à saúde da população, ao meio ambiente e à biodiversidade, causados pelos incêndios florestais.

A Operação Huracan contemplará uma série de ações estratégicas, com destaque para a orientação aos proprietários e produtores rurais sobre medidas preventivas. Será enfatizada a importância da manutenção adequada dos aceiros nas lavouras, especialmente nas plantações de cana-de-açúcar, bem como a implementação de planos de prevenção contra incêndios nas margens de rodovias, ferrovias e zonas de amortecimento de unidades de conservação, conhecidas como faixas de domínio. Pontos vulneráveis também receberão policiamento preventivo.

A escolha do nome “Huracan” para a operação faz referência à mitologia maia, onde essa palavra representa o deus responsável por desastres naturais, invocando elementos como vento, fogo e terra. Essa analogia reforça a importância de se combater e prevenir os incêndios florestais, que podem causar danos irreparáveis ao meio ambiente.

Um aspecto notável dessa iniciativa da Polícia Ambiental é seu forte caráter educativo. Por meio das redes sociais, serão promovidas ações de educação ambiental com o objetivo de conscientizar toda a população. Serão enfatizados alertas importantes, tais como evitar o descarte inadequado de cigarros ou fósforos às margens de rodovias, a proibição do uso de balões (configurando crime conforme a Lei 9.605/98), a precaução ao acender fogueiras próximas a áreas de vegetação e em dias ventosos, a necessidade de autorização para queimadas em áreas agrícolas emitida pela Cetesb, entre outras medidas.

A Operação Huracan busca promover um ambiente mais seguro e sustentável para todos. A conscientização e a colaboração de cada cidadão são fundamentais para o sucesso dessas ações. Juntos, podemos preservar nosso patrimônio natural e garantir um futuro melhor para as gerações vindouras.

O portal de notícias estará acompanhando de perto os desdobramentos dessa operação e fornecerá atualizações sobre as ações realizadas e os resultados alcançados, reafirmando o compromisso com a transparência e a informação de qualidade para nossos leitores.

Compartilhe esta notícia: