Artigo: A batalha pela informação na internet

Compartilhe esta notícia:

Por: Luís Bassoli*

O termo Blogosfera surgiu no final do século 20 para se referir ao conjunto blogs da internet e das redes sociais.

Muitos blogs são interconectados; blogueiros interagem uns com os outros com posts e comentários mútuos.

Com o tempo, a Blogosfera se firmou como alternativa ao jornalismo tradicional das grandes empresas, sobretudo pela independência dos blogueiros.

As forças políticas de esquerda e de direita reconheceram a importância do meio digital para expor suas ideias e opiniões.

O bolsonarismo se vale da Blogosfera para expandir os conceitos do neofascismo, viralizar fakenews contra os adversários e popularizar a imagem do ex-presidente, com o beneplácito da grande mídia, especialmente nos tempos de “veneração” da Lava Jato.

Durante esse período turvo da nossa história recente, a “Blogosfera de Esquerda” se mostrou a única forma de enfrentamento, com a adesão de renomados jornalistas e de novos blogueiros.

Quando a Lava Jato foi desmascarada – e o líder Sérgio Moro caiu em desgraça nas mídias tradicionais –, o bolsonarismo intensificou as ações da “Blogosfera de Extrema-Direita”, garantindo a popularidade do ex-presidente, sob o manto da impunidade.

Com a vitória do presidente Lula, esperava-se que o novo governo desse um impulso à Blogosfera de Esquerda, o que – até agora – não aconteceu.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), o jornalista e deputado federal pelo PT/RS, Paulo Pimenta, ao que parece, não traçou uma estratégia para se contrapor à extrema-direita bolsonarista na gestão da comunicação na internet.

Não são poucos os especialistas que avaliam que Pimenta é um “sujeito analógico inserido no mundo digital”.

Apesar de poder contar com gente qualificada do campo democrático, incompreensivelmente, a Secom parece desdenhar da amplitude e do poder de comunicação da Blogosfera da Esquerda.

Na batalha pela informação nos meios digitais, o bolsonarismo age de modo “industrial”, com a difusão, maciça, das narrativas fincadas em fakenews e bravatas, financiadas por políticos e empresários da extrema-direita; enquanto que a Blogosfera de Esquerda atua de modo “orgânico”, i.é., com a adesão voluntária dos blogueiros em defesa da Democracia, sem o apoio institucional do governo federal.

* Luís Bassoli é advogado e ex-presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga (SP).

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: