Nossa Palavra – Dia Mundial da Língua Portuguesa

Compartilhe esta notícia:

Hoje, 5 de maio, é o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Muito além de questões entre o “certo” e o “errado”, é com a nossa Língua a expressão do pensamento.

Conhecer suas nuanças gramaticais garante mais criatividade, elegância, clareza e ordem: um bom comunicador jamais perderá a chance de aprender com a leveza metafórica de um poeta. Em tempos tão modernos, são lúcidas e impactantes as narrativas envolventes; dominar a Língua, pois, é fundamental no dia a dia corporativo.

O contato saudável no estudo de um idioma exige prática, paciência e constante revisão. Um bom exemplo está no estudo regencial: verbos, transitividades e possíveis crases demandam dedicação.

É curioso notar que são poucos os profissionais habituados à reescritura de um simples e-mail, ou seja, à revisão textual. Um bom conselho é imprimir o documento e revisá-lo, porque uma simples inversão de estrutura pode melhorar muito a mensagem.

Cada vez mais, é exigida a rapidez; com isso, frases são vítimas de terríveis ambiguidades e desvios de concordância, causando ruídos e menos produtividade (uma vez que deverá haver a confirmação do pretendido com determinada frase).

Como imaginar que, em pleno século tecnológico, tanta gente despreze as riquezas dos sinais de pontuação? Resultado: textos caóticos.

Sem a ideia de perfeccionismo, arrisque-se a mudar, a enriquecer o vocabulário e a desenvolver apresentações cuidadosas quanto à Pronúncia, Concordância, Pronomes, Conjugação Verbal e Conectivos.

Com alguns meses de dedicação, o resultado virá. Quanto mais disciplina com a leitura e o estudo, mais evolução. Uma dica interessante é resolver exercícios sobre a nossa Língua e jamais abandonar o estudo gramatical.

Viva o dia 5 de maio! Viva o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Compartilhe esta notícia: