Nossa Palavra – Vem aí o 1º de maio

Compartilhe esta notícia:

1º de Maio é o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, comemorado em vários países do mundo. No Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina e outras nações, é feriado nacional. Essa data marca a luta dos trabalhadores que reivindicaram melhores condições de trabalho e foi graças à coragem e persistência dessas pessoas que os direitos e benefícios trabalhistas atuais foram conquistados.

O Dia do Trabalho é um momento para refletir sobre as leis trabalhistas, normas e outras regras relacionadas ao trabalho tanto para empregados quanto empregadores. Nos Estados Unidos e no Canadá, essa data é conhecida como Labor Day e é comemorada na primeira segunda-feira de setembro.

Até meados do século XIX, os trabalhadores nunca haviam pensado em exigir seus direitos trabalhistas para seus empregadores, apenas trabalhavam. No entanto, em 1886, uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago exigiu a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Em 1º de maio desse ano, milhares de pessoas foram às ruas, iniciando uma greve geral nos Estados Unidos.

Três anos após as manifestações nos Estados Unidos, em 20 de junho de 1889, foi convocada em Paris uma manifestação anual para reivindicar as horas de trabalho, programada para o dia 1º de Maio, em homenagem às lutas sindicais em Chicago. Em 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado.

No Brasil, o Dia do Trabalhador foi reconhecido apenas em 26 de setembro de 1924, por meio do decreto nº 4.859 assinado pelo então presidente Artur da Silva Bernardes. Durante o governo de Getúlio Vargas, grandes manifestações com música, desfiles e anúncios de novas leis trabalhistas aconteciam nessa data. Alguns governos ainda seguem a tradição de anunciar o aumento do salário mínimo nesta data.

Atualmente, o Dia do Trabalho é comemorado com manifestações convocadas pelas principais centrais sindicais do Brasil para reivindicar melhores condições de trabalho.

Compartilhe esta notícia: