Cervejando – Grupo Petrópolis inicia plantio de lúpulo em fazenda de Minas Gerais

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

O Grupo Petrópolis (RJ) iniciou, no fim do março, o plantio de mais de 5 mil mudas de lúpulo em uma de suas fazendas que está localizada na cidade de Uberaba/MG. A iniciativa faz parte do Programa do Lúpulo, projeto da companhia que visa expandir o cultivo desse insumo.

O plantio ocupa um espaço com aproximadamente dois hectares, onde mudas das espécies Comet e Cascade serão plantadas. Essa ação do Grupo Petrópolis teve início em 2018, quando o primeiro cultivo foi feito na cidade de Teresópolis/RJ. Foram plantadas 21,4 mil mudas em uma área de 5,27 hectares na Fazenda São Francisco.

O objetivo da iniciativa é fomentar a cultura da produção nacional de lúpulo. “O projeto é um importante marco, porque estamos fortalecendo a cultura de engajamento com produtores locais para fomentar o cultivo de lúpulo no Brasil. E mais: o objetivo é colaborar para a evolução do setor cervejeiro nacional, que ainda é muito dependente de insumos importados, de modo geral”, explica Diego Gomes, diretor industrial do Grupo Petrópolis.

A primeira cerveja produzida com o lúpulo do Grupo Petrópolis é a Black Princess Braza Hops, do estilo German Pilsner. “A bebida apresenta cor dourada, coberta por um colarinho branco e duradouro. No aroma e paladar, o lúpulo se sobressai ao malte, e nessa receita em especial utilizou-se a variedade Comet, que confere aroma e amargor à cerveja”, descreve Gomes.

Além do uso para produção de cervejas do Grupo Petrópolis, o lúpulo é comercializado no site da empresa em embalagens de 100 g. Também é disponibilizado em um formato peletizado que, antes de ser embalado, é seco em estufa, triturado inteiro e, em seguida, comprimido em formato de pellets.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: