Nossa Palavra – Dia Internacional da Mulher

Compartilhe esta notícia:

O dia 8 de março é celebrado no mundo inteiro para reconhecer as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres. O Dia Internacional da Mulher também é uma oportunidade de chamar atenção para a necessidade de impulsionar os movimentos em direção à igualdade de direitos e de condições em relação aos homens.

Depois de muitas e merecidas conquistas, a mulher hoje é reconhecida como uma das principais transformadoras da sociedade, destacada pela emancipação da humanidade, e valorizada no protagonismo do desenvolvimento econômico, cultural, político e social.

Apesar dos avanços registrados, ainda há muitos problemas para serem resolvidos e extintos de uma vez por todas. Um deles, o mais preocupante, é a violência dentro e fora de casa contra as mulheres. São muitos os relatos dolorosos que vemos e lemos diariamente. A Lei Maria da Penha está aí para punir os agressores. É preciso dar um basta na violência contra as mulheres. Menos mal que as novas gerações têm outra mentalidade – de respeito e apreço à igualdade.

Não precisaria ser tão difícil a vida para elas. Afinal, todos os dias devem ser das mulheres, é isso que deveríamos aprender desde cedo. Elas são o princípio de tudo, da vida. E quem deve ditar regras sobre o corpo, o trabalho, as conquistas e os objetivos de vida é ela mesma.

Infelizmente, na maioria das famílias, ainda é papel da mulher – e somente dela – a criação dos filhos e os cuidados com a casa. Se houve avanços nas conquistas delas, é fundamental também que os homens evoluam e sejam companheiros de verdade das mulheres, que dividam as tarefas da casa com elas.

O 8 de março é marcado por ser uma data para reivindicar igualdade de gênero e para lembrar que ainda há muitos problemas a serem resolvidos. É um dia importante e simbólico. É o dia de reverenciar e homenagear as mulheres que conquistaram os espaços que são ocupados por elas atualmente.

Compartilhe esta notícia: