Clikando – Dengue um problema de todos nós!

Compartilhe esta notícia:

Por: Gabriel Bagliotti*

Dengue um problema de todos nós!

A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos, que tem sido uma preocupação constante em muitas cidades do Brasil, em especial à nossa querida Taquaritinga. Infelizmente, os problemas que a dengue pode acarretar para uma cidade são numerosos e podem ter consequências graves.

Em primeiro lugar, a dengue pode causar um impacto significativo na saúde pública. Os sintomas da doença incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, náusea, vômito e casos graves, hemorragias. A dengue pode ser fatal, especialmente se não for tratada. O aumento do número de casos de dengue em uma cidade pode sobrecarregar o sistema de saúde, tornando o tratamento mais difícil e menos eficaz, lembrando, que ainda vivemos uma pandemia de Covid-19, que se reforçarmos em nossa mente, sufocou a saúde pública e levou ao esgotamento profissionais, como médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde.

Além dos impactos na saúde pública, a dengue também pode ter impactos psicológicos negativos em uma cidade. A doença pode afetar o turismo, uma vez que as pessoas podem evitar visitar áreas com altas taxas de incidência de dengue, fato este registrado recentemente no Carnaval, no qual pessoas deixaram de vir a Taquaritinga devido aos milhares de casos de dengue. A doença também pode afetar a produtividade dos trabalhadores, uma vez que os sintomas da doença podem ser debilitantes.

A prevenção é a melhor maneira de lidar com a dengue em uma cidade. A eliminação dos locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti, como recipientes de água parada, é fundamental para a prevenção da doença. A conscientização da população sobre como prevenir a dengue também é crucial. Campanhas de informação e educação, realização de mutirões de limpeza e ações coordenadas entre o governo municipal e a comunidade podem ajudar a prevenir a perspectiva do mosquito e reduzir os casos de dengue em uma cidade. Porém, aqui, por hora, a prefeitura não gastou um centavo em campanhas contra a dengue.

Em resumo, a dengue é uma doença infecciosa que pode ter efeitos influentes na saúde pública e na economia de uma cidade. A prevenção é fundamental para evitar a antecipação do mosquito e reduzir os casos de dengue. É importante que a população, as autoridades e outras partes interessadas trabalhem juntas para prevenir a doença e manter suas cidades livres da dengue. Quem sabe agora com o puxão de orelha que o prefeito levou da Diretora Regional de Saúde, as coisas entrem nos trilhos e os números de casos positivos da doença voltem a uma normalidade aceitável.

Falando em puxão de orelha…

A coisa não está boa para o lado da administração municipal. Isso porque além do puxão de orelha da diretora de Saúde sobre os casos de Dengue na Cidade, o prefeito e seus asseclas receberam uma chamada deste semanário.

Na edição de ontem, sexta-feira, 3 de março, do agora diário O Defensor, precisamos chamar a atenção da municipalidade quanto a assessoria de imprensa da mesma. Já que nos últimos anos, nunca se viu, uma assessoria municipal tão descabida, folgada, desestruturada, como no atual governo.

As notícias, a maioria pela metade, são encontradas, às vezes, nas páginas das redes sociais do prefeito e seus puxas-sacos, o que salva, porém, são as fotos, tiradas pelo competente, esse sim, Carlinhos Russi.

Nem mesmo no site oficial da Prefeitura é possível encontrar notícias atualizadas do município, tal o desprezo verificado em termos de informação. O que parece é que o prefeito, guarda o que há de melhor, para os repórtes e radialistas de sua emissora FM.

Mas parece que as coisas podem melhorar, isso porque nas primeiras horas de sexta-feira, algumas informações já começaram a chegar aos jornalistas de O Defensor. Além de convites para participar dos eventos da municipalidade. Vamos aguardar!

*Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.

Compartilhe esta notícia: