Vagas em aberto: Última rodada do Paulistão 2023 será realizada no final de semana

Compartilhe esta notícia:

O Paulistão 2023 chega à última rodada da primeira fase neste final de semana com algumas definições pendentes. Entre classificações, mandos de campo, rebaixamentos e vagas em competições nacionais, 14 dos 16 times estarão envolvidos em disputas diretas na 12ª rodada do torneio.

Sem impacto nas demais partidas, Corinthians e Santo André se enfrentam no sábado (4), às 18h30, na Neo Química Arena, enquanto todos os outros confrontos acontecem no domingo (5), às 16h.

Cinco times disputam as duas últimas vagas em aberto às quartas de final da competição. No Grupo A, Botafogo ou Santos será o adversário do Red Bull Bragantino. Com uma vitória a mais, o time de Ribeirão Preto depende apenas de si para ficar com a vaga. Basta vencer o São Paulo em casa. O Santos, por sua vez, precisa fazer mais pontos que os botafoguenses. O time da Vila Belmiro visita o Ituano e, se vencer, depende ao menos de um empate no estádio Santa Cruz. Se empatar, uma derrota do Botafogo garante o time santista nas quartas de final.

No Grupo C, São Bento (com 10 pontos), Ituano (9) e Ferroviária (8) jogam pelo direito de enfrentar o Corinthians nas quartas de final. Ao time de Sorocaba, basta vencer o Red Bull Bragantino para ficar com a vaga, que pode ser sua mesmo com uma derrota, desde que os outros dois times do grupo também sejam derrotados.

O Ituano, por sua vez, precisa vencer o Santos e torcer por uma derrota dos sorocabanos. Se empatar em Itu, a vaga pode chegar caso o São Bento seja goleado em Sorocaba tirando uma diferença de quatro gols no saldo e, ao mesmo tempo, a Ferroviária não vença a Inter de Limeira em casa.

Na zona de rebaixamento, o time de Araraquara precisa vencer em seu estádio e torcer para que São Bento e Ituano não vençam seus jogos.

Com os classificados já definidos, os grupos B e D decidem apenas o mando de campo das quartas de final. São Paulo e Palmeiras disputam as lideranças das chaves com Água Santa e São Bernardo, respectivamente. Aos times da capital, basta uma vitória para decidir os confrontos em casa, enquanto as equipes do Grande ABC – que se enfrentam – podem até assumir a liderança em caso de empate em São Bernardo do Campo, desde que os rivais sejam derrotados. Os palmeirenses visitam o Guarani em Campinas, enquanto os são-paulinos jogam contra o Botafogo em Ribeirão Preto.

No Grupo A, o Red Bull Bragantino precisa de apenas um ponto para garantir a disputa das quartas de final em Bragança Paulista em qualquer circunstância. Isso porque se for derrotado pelo São Bento e o Botafogo vencer o São Paulo tirando uma diferença de três gols, o confronto será em Ribeirão Preto. Caso o Santos seja o adversário, a disputa será no estádio Nabi Abi Chedid, já que o atual líder do grupo tem duas vitórias a mais e, portanto, não pode ser ultrapassado pelos santistas em nenhum cenário.

Independentemente do seu adversário, o Corinthians já tem o mando de campo assegurado nas quartas de final.

Portuguesa, Ferroviária, Ituano, São Bento e Inter de Limeira entram em campo na última rodada jogando contra a queda à Série A2 do Campeonato Paulista em 2024. De todos, a Lusa é o único time que não depende apenas de si para evitar o rebaixamento. Lanterna da competição, na melhor das hipóteses, o time do Canindé tem de vencer o Mirassol e ainda torcer para que Ferroviária e Ituano não vençam. Se um dos dois vencer, a torcida lusitana passa a ser por derrota também do São Bento, de quem ainda precisa tirar três gols de diferença. Se ambos conquistarem os três pontos, a Portuguesa estará rebaixada.

Também na zona de rebaixamento, a Ferroviária faz confronto direto com a Inter de Limeira e evita a queda com uma vitória simples. O time limeirense, por sua vez, garante a permanência com um empate em Araraquara. Se perder, a Inter ainda fica na elite se o Ituano não vencer ou o São Bento empatar.

Primeiros times acima da zona de queda, os rivais de Itu e Sorocaba evitam o rebaixamento com vitórias simples sobre Santos e Red Bull Bragantino, respectivamente. Se não vencerem, porém, terão de torcer por derrotas da Portuguesa e Ferroviária. Se for derrotado, o Ituano precisa torcer por derrota da equipe de Araraquara.

Compartilhe esta notícia: