Vereadora solicita informações sobre máquina de hemograma na UPA 24h

Compartilhe esta notícia:

Horas após o questionamento, responsável pela Unidade de Saúde respondeu a solicitação da vereadora

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Taquaritinga, segunda-feira (27),  a vereadora Professora Mirian Ponzio apresentou um requerimento à Secretaria Municipal de Saúde solicitando informações sobre a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h “Wilson Rodrigues”. O requerimento foi motivado por relatos de munícipes que não conseguiram realizar o exame para dengue na UPA 24h, devido às máquinas de hemograma estarem quebradas.

A vereadora solicitou que a Secretaria Municipal de Saúde informe, em tempo hábil, desde qual data a máquina de hemograma da UPA 24h não está funcionando, qual o prazo para conserto da máquina e quais profissionais atualmente manuseiam essas máquinas. Ainda, questionou se há biomédicos contratados para realizar os exames.

Vereadora Mirian Ponzio – Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

Segundo afirmou a professora Mirian, “a falta de realização do exame para dengue na UPA 24h tem obrigado os cidadãos a pagar pelo exame, já que os exames feitos pelo SUS na Santa Casa de Taquaritinga e estão sendo marcados somente para o final de março”.

A vereadora espera que a Secretaria Municipal de Saúde responda ao requerimento o mais breve possível para que a população seja informada sobre a situação da máquina de hemograma na UPA 24h e os cidadãos possam ter acesso aos exames necessários de forma gratuita e ágil.

Minutos após a apresentação do requerimento, a responsável pela Unidade de Saúde, enfermeira Ana Lucia, enviou uma mensagem via whatsapp para a vereadora informando que existem duas máquinas de hemograma no local, e que na última sexta-feira, 24 de fevereiro, um dos equipamentos precisou passar por manutenção e que já estava novamente em pleno funcionamento.

Compartilhe esta notícia: