Fora de controle: Taquaritinga ultrapassa 2 mil casos positivos de dengue

Compartilhe esta notícia:

Em seu último Boletim Epidemiológico datado de 24 de fevereiro, sexta-feira da semana passada a prefeitura de Taquaritinga, através da Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Controle de Arboviroses, divulgou os números oficiais e atualizados dos casos de Dengue na Cidade.

Os casos notificados bateram à casa de 3.034; os casos suspeitos chegaram aos 75; os negativos 851 e casos positivos 2.108.

Casos positivos com pacientes internados na cidade são de 10 pessoas. Porém os números divulgados pelas Santa Casa de Taquaritinga divergem dos ofertados pela municipalidade, sendo que nos do centro de saúde local o total de casos internados são de 12, sendo 11 na enfermaria e apena um deles na Unidade de Terapia intensiva – UTI.

Recentemente a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou ainda mais a força-tarefa no combate à Dengue porém parece não ter feito muito efeito. Dentre as ações destacadas foram a instalação de dois Polos de Atendimento aos pacientes com sintomas da doença, localizados na USF “Dr. Névio Ozzetti”, no bairro Martinelli, e na UBS “Akió Nakashima”, no Jardim São Sebastião.

Os espaços contam com consultórios e sala de hidratação para atender moradores de todos os bairros do entorno que apresentarem os sintomas da dengue. O atendimento é feito por uma equipe composta por Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem e Médicos da rede municipal, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30.

O objetivo da ação era reduzir a demanda na UPA 24h e evitar que o atendimento de rotina não fosse prejudicado.

Além de intensificar as operações de faxina nos bairros na Cidade, com o recolhimento de matérias que podem se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti. Porém a ação parece ainda não ter feito efeito, tendo em vista que os números não param de subir.

Confira abaixo uma lista de algumas das principais atividades para o combate à dengue:

  1. Eliminar água parada – a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada, portanto é importante eliminar todos os locais onde a água pode se acumular, como pneus, garrafas, latas, vasos de plantas, entre outros.
  2. Limpeza de terrenos – é importante manter os terrenos limpos e bem cuidados, pois são locais propícios para o acúmulo de água e a proliferação do mosquito.
  3. Uso de repelentes – o uso de repelentes é uma medida importante para evitar a picada do mosquito e, consequentemente, a transmissão da dengue.
  4. Campanhas de conscientização – informar a população sobre a importância de eliminar água parada, manter os terrenos limpos, usar repelentes, entre outras medidas de prevenção.
  5. Tratamento químico – o tratamento químico é uma medida complementar que pode ser utilizada em locais com alta infestação do mosquito, como em criadouros identificados em residências, escolas, hospitais, entre outros.
  6. Fiscalização de imóveis – é importante realizar fiscalizações periódicas em imóveis, especialmente aqueles abandonados ou fechados, para garantir que não haja criadouros do mosquito.
  7. Monitoramento da incidência de casos – o monitoramento da incidência de casos de dengue é fundamental para a implementação de ações de prevenção e controle da doença.
Compartilhe esta notícia: