Clikando – Mar de gente

Compartilhe esta notícia:

Por: Gabriel Bagliotti*

Mar de gente

Quem acompanhou os dois dias da Jardineira da Tarde e Caminhão da Alegria em Taquaritinga (SP), pode perceber a consolidação do cordão carnavalesco como carro chefe do carnaval taquaritinguense, não podendo deixar de lado o Trio Elétrico Batatão, que durante as cinco noites de festa agitou os carnavalescos.

Mas o bloco criado pelo jornalista taquaritinguense Augusto Nunes, e brilhantemente encampado pelas Associação Amigos da Cultura e Lazer “A Jardineira” e  Associação Cultural “Maestro José Antonio Marin”, se profissionalizou e tem arrastado um verdadeiro mar de gente pelas ruas centrais da Cidade.

É claro que após dois anos sem a realização do Folia de Momo, por conta da pandemia da Covid-19, a população estava ansiosa para cair na festa e foi isso que aconteceu. No sábado de Carnaval, nem mesmo a chuva que caiu sobre a cidade impediu que milhares de foliões curtissem os sons de Ulisses & Moises no Jardineira da Tarde e Banda Matrix no Caminhão da Alegria. Sem falar ainda na participação do Bloco Chame Gente que promoveu o maior esquenta no Bar do Tadao, ponto de partida das Jardineiras.

Precisa de uma maior atenção

Se por um lado a Jardineira foi um sucesso, o que deixou a desejar no Carnaval de Taquaritinga foi o desfile dos blocos e escolas de samba da Cidade. Infelizmente a Rua Prudente de Morais não é o local mais adequado para este tipo de evento. Seja pela largura da via que dificulta a instalação de arquibancada para acomodar a população que prestigia o evento, seja ainda pela falta de iluminação pública.

Se por um lado os organizadores dos blocos e escolas se empenham para colocar o bloco na rua e agitar a população, a falta de apoio é visível. A prefeitura precisa organizar melhor este evento. Não podemos deixar uma tradição com esta definhar até sucumbir pela falta de cuidado.

Já falei aqui em outras oportunidades e acredito que a secretaria municipal de Cultura, somada à Liga Taquaritinguense de Carnaval- LTC – pensem em atrativos para o desfile. Acredito que o mais correto seja a produção de um concurso que faça com que os participantes dos desfiles se empenhem ainda mais para promoverem os seus blocos. Algo parecido com o que acontece nas grandes capitais, mais populares como em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Mas para que isso aconteça precisa da força de vontade e ação dos nossos governantes. No passado, a municipalidade contemplava as escolas de samba e os blocos com um valor em dinheiro para que pudessem produzir os desfiles. Não sei se neste ano aconteceu este tipo de incentivo, mas isto é fundamental para que agremiações mais humildes possam concorrer com blocos de grande poder aquisitivo.

Tomara que em 2024 o desfile seja melhor organizado e produzido, elevando ainda mais a qualidade no nosso Carnaval.

Batatão

Falar do Trio Elétrico Batatão é chover no molhado, há mais de 40 anos agitando todas as noites de Carnaval popular de Taquaritinga com música boa e de qualidade dos profissionais que comandam as pick-ups. Os pontos positivos seguem sendo esses, além da equipe de segurança que dá uma maior tranquilidade para os foliões. Já o ponto negativo na minha visão é a mudança de local do Trio.

Na ânsia de fazer bonito e instalar os telões de led (menina dos olhos do prefeito) a organização mudou o local do trio, levando o caminhão para o cruzamento das ruas Campos Sales com a Marechal Deodoro. Retirando do seu lugar tradicional na Rua Campos Sales, defronte ao Banco Itaú.

* Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.

Compartilhe esta notícia: