Cidadania: Equipes do Cad.Único realizam busca ativa nas residências em Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Taquaritinga, em parceria com a Adesca (Associação de Desenvolvimento Social, Cultural e Artística), intensificou as atualizações do Cadastro Único com a busca ativa nas residências dos beneficiários que estão com a situação irregular no sistema. Até o final do mês, os entrevistadores deverão visitar centenas de casas no Jardim São Sebastião e bairros próximos como a Vila Romana, São Luiz, CAIC, entre outros. A ação é uma continuidade dos plantões e do 1º Mutirão realizados recentemente no equipamento de referência CRAS ‘Silvio Basso’.

Após as ações voltadas para que a população realizasse o recadastramento, o setor do Cad.Único na prefeitura de Taquaritinga registrou aumento na procura da regularização dos dados das famílias beneficiárias. “Acreditamos que esse acréscimo foi pelo menos 50% nas buscas pela atualização do cadastro”, afirmou Douglas, responsável pelo setor no município.

O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento de coleta de dados e informações que tem por finalidade identificar as famílias de baixa renda para fins de inclusão ou atualização em programas de assistência social e redistribuição de renda.

“Iniciamos as visitas domiciliares de busca ativa das famílias que estão com benefício irregular por alguma inconsistência cadastral, ou seja, informações que podem estar desatualizadas. Além disso, o sistema do Governo Federal também solicita que equipes do cadastro único façam as visitas para regularizar a situação das famílias”, explicou o secretário municipal Alexandre Cherno Silva.

As pessoas incluídas na Averiguação Cadastral devem atualizar seus dados do Cadastro Único para evitar o cancelamento de benefícios como Programa Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, Beneficio de Prestação Continuada da Assistência Social, além da própria exclusão do Cad.Único.

“Pedimos sempre a colaboração dos munícipes para que abram suas portas e recebam nossos entrevistadores. Todos estão devidamente uniformizados e identificados. O intuito é colaborar para que nenhum cidadão seja prejudicado e venha a ficar sem o benefício”, concluiu Cherno.

Os serviços do Cad.Único também podem ser realizados no setor competente, na Prefeitura de Taquaritinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Fonte: Adesca

Compartilhe esta notícia: