Etec e Fatec de Taquaritinga levam estudantes para Intercâmbio Cultural

Compartilhe esta notícia:

Eles estão nas cidades de Londres e Canterbury na Inglaterra para quatro semanas de curso intensivo de inglês.

Grupo de estudantes da região Central

Alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, de Taquaritinga, embarcaram em no mês de janeiro para o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS). Outros nove jovens da região central do estado também embarcaram no intercambio, para a maioria dos estudantes, esta é a primeira viagem internacional ou até mesmo a primeira experiência fora de casa.

Grupo de estudantes da região Central

Pela Etec – Dr. Adail Nunes da Silva – a estudante taquaritinguense Shaienne Aparecida Silva Nascimento, que cursa o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, fará o seu intercambio em Canterbury, na Stafford House.

Shaienne Nascimento , junto de seus familiares momentos antes do embarque

Em conversa com a reportagem de O Defensor, a jovem Sheienne afirmou que “sempre sonhei em fazer intercâmbio, mas pelo fato de ser caro era algo distante pra mim durante ensino médio”.

A estudante ressalta que “até aparecer a oportunidade de poder aplicar pro intercâmbio cultural do centro Paula Souza e passar em 5° lugar entre mais de 10 mil inscritos de Etecs e Fatecs do estado de São Paulo”.

Nascimento completa dizendo “isso me deixou muito feliz grata por todo o esforço que fiz, e desde da pandemia estudando inglês sozinha e poder ter a oportunidade de aprimorar isso me deixa muito feliz”.

E finaliza “aqui na Inglaterra tem diversas culturas diferentes e pessoas de vários países, a comida e bem diferente e boa, os dias são bem frios muito diferente do inverno Brasileiro”.

Já pela Fatec, a intercambista é Ingrid dos Santos Vergani, natural de Fernando Prestes (SP), que cursa Superior de Tecnologia em Produção Industrial e está em Londres na ES London.

Também em conversa com a reportagem de O Defensor, a estudante afirmou que “sempre tive o sonho de conhecer outros países! Quando vi a oportunidade de realizar um intercâmbio através do Centro Paula Souza na Inglaterra ou Irlanda, não pensei duas vezes, realizei a minha inscrição e aguardei até sair a última lista!”

Ingrid seguiu afirmando que “quando vi meu nome na lista geral e na lista de aprovados, foi uma sensação indescritível! Muita emoção e felicidade. Começou a busca pelo passaporte, foram dias difíceis por conta das paralisações que tiveram, mas sempre tive a esperança e fé de que tudo daria certo!”

“A ansiedade e a expectativa tomaram conta e não via a hora de chegar o dia da viagem, a expectativa para saber qual a cidade que iríamos ficar, a casa da família, a comida, os lugares para conhecer, estudar o inglês em uma escola diferente e a cultura do país e está sendo uma viagem incrível, com lugares maravilhosos, escola e professores excelentes, uma rica troca de experiência”, completou Ingrid dos Santos Vergani.

Para finalizar, Ingrid asseverou que está “muito feliz com tudo o que estou vivendo. Que o Centro Paula Souza continue inovando e oferecendo esses programas para os alunos!”.

A programação de quatro semanas inclui um curso intensivo de língua inglesa e momentos de lazer para conhecer a cultura local.

Cada grupo de alunos é acompanhado por um monitor do CPS, que cuida da organização dos grupos, programa atividades pela cidade e garante que os estudantes aproveitem ao máximo a oportunidade.

Para participar do Intercâmbio Cultural do CPS, os estudantes fizeram uma inscrição e foram selecionados com base na avaliação do melhor aproveitamento acadêmico dos cursos e unidades de ensino, de todo o Estado. Ao todo, foram oferecidas 329 bolsas de estudo, sendo 241 para alunos de Etecs e 88 para estudantes matriculados nas Fatecs.

Estão contempladas no programa despesas com passagens aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), traslado no país de destino, seguro-viagem e ajuda de custo.

O intercâmbio cultural foi realizado pela primeira vez entre 2011 e 2015 e já marcou a trajetória de muitos alunos do CPS.

Compartilhe esta notícia: