Artigo: Os atuais desafios dos gestores da saúde pública no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Por: Thales Aguiar*

Caros leitores, sabemos das inúmeras dificuldades que encontramos na saúde pública no Brasil. A população carece urgentemente que o sistema de saúde pública seja revisto e que permaneça como uma prioridade na vida de cada um. Precisamos que os gestores sejam mais assertivos na distribuição e aplicação de recursos que lhe são passados através dos estados e união para os investimentos em saúde. Eles são os responsáveis e desempenham um papel crucial na implementação de políticas e programas de saúde eficazes. na alocação de recursos, na gestão de equipes de saúde e na promoção de práticas de saúde eficientes e equitativas. Além disso, eles também podem e devem trabalhar com as comunidades, parceiros de saúde e outras partes interessadas para melhorar a educação sobre saúde e acesso a serviços de qualidade.

Os orçamentos em si devem ser aplicados de forma estratégica e eficiente, garantindo que sejam supridas as necessidades da população em relação à saúde. Isso inclui a aquisição de equipamentos médicos, suprimentos e medicamentos, bem como o pagamento de salários aos profissionais da saúde e a construção/manutenção de infraestrutura médica. Além disso, é importante destacar que os gestores devem destinar recursos para a prevenção de doenças, promoção de saúde e desenvolvimento de programas de atenção à saúde para grupos vulneráveis, como idosos e pessoas com necessidades especiais. É essencial que os orçamentos da saúde sejam alocados de forma justa e equitativa.  Na atualidade discute-se muito a regionalização da saúde. Estudar o território e mapear as necessidades de cada região.  Isto significa que o diagnóstico deve ser realizado com base em identificação das demandas da população regional, a fim de direcionar recursos e atenção aos problemas mais graves. Estabelecer acordos e parcerias entre os setores público/privado, a fim de maximizar a eficiência e a efetividade dos serviços prestados. Integrar os sistemas, a fim de garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados.

Desenvolver protocolos clínicos, diretrizes de atenção à saúde para orientar o tratamento e a prevenção de doenças e por fim investir em tecnologia, infraestrutura capacitar profissionais de saúde para garantir a qualidade e a eficiência das ações em saúde. Reconheço cada dia mais que o grande desafio do serviço público é selecionar servidores alinhados a uma formação extremamente profissional e que tenha um olhar humanizado para realmente servir ao cidadão prestando contas dos recursos que são pagos pela própria população. Gestores públicos devem representar e defender os interesses da população, promover o desenvolvimento econômico e social do território que administra, além de cumprir as leis e regulamentos aplicáveis ao cargo. É importante que o gestor público atue com transparência e ética, e busque cada vez mais sempre o bem-estar da sociedade.

*Thales Aguiar é Jornalista e escritor.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

 

Compartilhe esta notícia: