Taquaritinguense ganha prêmio de 10 milhões de euros da Comissão Europeia

Compartilhe esta notícia:

Jovem foi o vencedor do prêmio “Best Solution for Fenewable Energy Generation” fornecido pela Comissão Europeia, instituição vinculada a União Europeia.

O taquaritinguense João Victor Padilha de Lima ganhou o prêmio “Best Solution for Fenewable Energy Generation” fornecido pela Comissão Europeia, instituição vinculada a União Europeia. A cerimônia de premiação que aconteceu no último domingo, 22 de janeiro, em Genebra, na Suíça e premiou as melhores teses de doutorado em energias renováveis de todos os países que compõem a União Europeia.

João Victor, que conquistou o primeiro lugar, concorreu com a tese que desenvolve em parceria com a Technische Universität Hamburg (TUHH) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A tese premiada, de título “Consolidation of the geometry, electro-hydrodynamic interface and fatigue life of the current turbine innovative based on directional instability and magnetic restoration”, é fruto de seu doutorado com dupla diplomação realizado em ambas as instituições, financiado conjuntamente pelos governos Brasileiro e Alemão.          

Durante a pesquisa, foi desenvolvido e patenteado um novo conceito de turbina hidrocinética que extrai energia de fluxos de água de baixa queda, como rios, marés e canais de saída de hidrelétricas convencionais, a partir da instabilidade decorrente de sua restauração magnética e de sua operação baseada em galloping torcional. Na pesquisa, um protótipo da turbina foi testado experimentalmente e apresentou eficiências de operação superiores as das turbinas convencionais, sem a necessidade de grandes obras civis, como reservatórios, que geram grande impacto ambiental e aumentam seu custo de instalação e operação.

Com o prêmio, o Taquaritinguense ganha acesso a um fundo de 10 milhões de euros para projeto e construção de uma usina hidrocinética, que irá operar com a turbina desenvolvida em sua tese. O fundo, que será gerenciado pela fundação COPPETEC, será usado para a construção de uma usina situada em Hamburgo, Alemanha, e de duas centrais de distribuições situadas nas cidades vizinhas Schwarzenbek e Grünendeich.

O prêmio visa a diversificação da matriz enérgica mundial e a seleção de fontes renováveis de geração de energia, para isso. Esta diversificação é estratégica e o investimento ocorre em local e momento bastante oportunos, já que a redução dos fluxos de gás da Rússia colocou o fornecimento de energia da Alemanha, e de toda a União Europeia, em situação de insegurança. Apesar dos grandes investimentos recentes do país, como a construção em tempo recorde de seu primeiro terminal de gás natural liquefeito (GNL) em dezembro de 2022, a maneira mais segura de evitar tal situação no futuro é uma construção rápida de instalações de energia renovável.

Compartilhe esta notícia: