Forania São Sebastião parabeniza a Paróquia São Francisco de Paula pelo centenário

Compartilhe esta notícia:

O Padre Emerson Aparecido Lopes pároco de São Francisco de Assis e vigário forâneo parabenizou a paróquia de São Francisco de Paula pelo seu centenário ocorrido no último dia 14 de janeiro de 2023. Neste dia em Dobrada, uma missa solene foi celebrada por D. Eduardo Pinheiro da Silva – SDB, bispo diocesano de Jaboticabal, marcando o jubileu de 100 anos de instalação canônica desta paróquia, desmembrada da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matão, ocorrida em 14 de janeiro de 1923.

Altar – Mor da Igreja Matriz de São Francisco de Paula – Dobrada/SP

A missa foi concelebrada pelo padre Vinicius Ivan, Antenor Dalla Vecchia, Marciel Silva, Rodrigo Biso, Caio Santos e Jorge Nahra, Emerson Aparecido Lopes atual Vigário Forâneo da Forania de São Sebastião a qual pertence a Paróquia de São Francisco de Paula. Também concelebraram os diáconos: Lauro e Wagner,  auxiliados pelos seminaristas Pedro e Gustavo.

Da esquerda para direita: Padre Antenor, Padre Marciel, Gustavo, Padre Vinicius, Diacôno Lauro, Dom Eduardo, Padre Emerson, Padre Caio, Padre Jorge, Padre Rodrigo Biso

Logo após os ritos iniciais, foi lido pelo senhor Antônio Aparecido da Silva, trecho do decreto de criação e instalação canônica da paróquia de São Francisco de Paula, da diocese de São Carlos, datado de 1923, marcando solenemente o ato de sua fundação. Em seguida, o senhor bispo solicitou ao chanceler do bispado de Jaboticabal, Marciel Silva de Lima,  que procedesse a leitura da provisão de pároco do padre Vinicius Ivan Lino Felippe, documento este que o instituiu canonicamente na paróquia, pelos próximos cinco anos. A celebração contou com autoridades civis do município, Antônio Carlos de Mattos Santos, prefeito, Emerson Tadeu da Silva, vice-prefeito, Silvia Rossi, presidente da câmara e o vereador, Claudeci de Assis Pereira. Entidades civis que se fizeram presentes, a saber: Maria de Lurdes Cedran Zambelli, presidente da AVCC e João Francisco dos Santos, presidente do Clube da Melhor Idade. Diretores das escolas municipais e estaduais.

A comunidade católica acolheu por meio de suas pastorais, movimentos e associações, os nossos irmãos de outras denominações religiosas, a saber, pastor Sebastião Alves, da Igreja Assembleia de Deus – Ministério de Madureira e pastor Pedro Germano de Azevedo, da Igreja Batista, demonstrando o caráter ecumênico que se revestiu o Centenário da Igreja para a cidade de Dobrada. D. Eduardo destacou em sua homilia, que uma igreja se constrói muito mais do que pelo templo físico, mas pelas pessoas que levam adiante a mensagem de Jesus – o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Ao final da celebração, foi lido o histórico do Centenário da Paróquia, pelo coordenador da comissão organizadora, e também coordenador do projeto memória dobradense, Paulo Cesar Cedran.

Padre Emerson Aparecido Lopes Vigário Forâneo e Páraco da Igreja São Francisco de Assis de Taquaritinga-SP

Em seguida, foram homenageados: o celebrante, com uma mitra que fora utilizada nesta celebração, fruto da doação dos paroquianos e também, os mimos preparados pela comissão, entregues a ele e aos demais concelebrantes, bem como para a irmã Inês Facioli, que representou as religiosas que atuaram na paróquia.

Terminada a celebração, todos foram convidados a participar de uma confraternização, no salão paroquial, que contou com salgados, refrigerantes e um bolo festivo, em homenagem ao centenário. Padre Emerson destacou a importância desta celebração que marcou o centenário lembrando que foi também pároco junto a essa comunidade por 4 anos criando um vínculo de amizade e de trabalho pastoral que permanece até hoje entre a paróquia São Francisco de Paula e sua atual paróquia, a de São Francisco de Assis na Vila São Sebastião no município de Taquaritinga.

Compartilhe esta notícia: