Raízen e fornecedores de cana-de-açúcar de Ribeirão Preto debatem desafios e oportunidades para a próxima safra

Compartilhe esta notícia:

Como canal de diálogo, chamado de Conversando com o Produtor, companhia detalha o que tem feito para apoiar seus fornecedores de matéria-prima

Na reta final da safra 2022/2023, a Raízen reuniu cerca de 40 produtores de cana-de-açúcar da região de Ribeirão Preto e Igarapava, em São Paulo, para apresentar um balanço do ano e debater desafios e oportunidades para a produção de matéria-prima para a maior produtora brasileira de etanol. Esse evento, realizado na última terça-feira (17/1), é parte da agenda do Conversando com o Produtor.

Com mais de 350 mil hectares cultivados — o que inclui alguns dos canaviais mais antigos do Brasil — a região de Ribeirão Preto é estratégica para o setor sucroenergético brasileiro. Sete dos 30 parques de bioenergia operados atualmente pela Raízen no Brasil estão em Sertãozinho, Guariba, Morro Agudo, Igarapava e Colômbia. Desde 2020, com a aquisição de unidades produtoras que pertenciam à Biosev, a Raízen vem ampliando sua presença naquele território.

“Foi uma oportunidade única de trocar ideias com diretores, gerentes e a superintendência, para traçar estratégias e buscar oportunidades, a fim de ter uma safra mais segura do ponto de vista agronômico, social, ambiental e econômico”, avalia Sérgio Quassi de Castro, arrendatário de uma fazenda que produz cana há 36 anos, em Sales de Oliveira, município da região metropolitana de Ribeirão Preto. Com uma produção em 1.150 hectares, ele foi um dos participantes do Conversando com o Produtor em Ribeirão Preto.

Criar novos canais de diálogo, a exemplo do Conversando com o Produtor, são importantes para que a cana continue sendo vetor de desenvolvimento regional. É nesses encontros que a companhia apresenta a evolução das ações de apoio aos produtores, concentradas nos programas Elos Raízen e Jornada Cultivar, com atenção para as sugestões apresentadas por quem tem experiência no cultivo da cana.

Encontro reuniu cerca de 40 produtores de cana-de-açúcar da região de Ribeirão Preto e Igarapava, em São Paulo

Ferramentas como o pool de compras, que já movimentou mais de R$ 1,6 bilhão em insumos e maquinários — com preços vantajosos para produtores de cana –, parcerias que ampliam a oferta de crédito rural, ações de conscientização para a prevenção e combate a incêndios e orientação para a implementação de boas práticas de sustentabilidade são exemplos de ações que estão sendo disponibilizadas em benefício dos produtores de Ribeirão Preto e demais regiões, por meio do que a companhia apresenta como Oferta de Valor Raízen.

“Temos a preocupação de alinhar a nossa capacidade de planejamento e inovação com as expectativas e a expertise de nossos fornecedores de cana. É daí que vem a nossa confiança de que teremos matéria-prima em qualidade e quantidade para mantermos a nossa posição de liderança, distribuindo valor para esses parceiros estratégicos”, observa Ricardo Berni, diretor de Agronegócios da Raízen.

Antes de Ribeirão Preto, o Conversando com o Produtor reuniu fornecedores de cana da Raízen em outros dois municípios de São Paulo que também são estratégicos para o setor sucroenergético — Piracicaba e Araçatuba. A agenda de encontros da safra 2022/2023 ainda passará por outros municípios importantes, como Jataí, Araraquara, Assis e Ipaussu, e será encerrada em fevereiro com, os produtores de cana do Mato Grosso do Sul, onde a Raízen opera parques de bioenergia em Rio Brilhante, Passatempo e Caarapó.

Compartilhe esta notícia: