O que o iniciante deve saber antes de mergulhar

Compartilhe esta notícia:

O mergulho é uma atividade que pode ser feita por pessoas de diversas idades, inclusive aquelas que não sabem nadar 

Mergulhar em Arraial do Cabo, Ilhabela, Fernando de Noronha ou em outras regiões litorâneas é uma atividade comum entre os turistas. Um dos principais motivos é a possibilidade de contemplar a vida subaquática e observar a diversidade marinha. 

Segundo o Ministério do Turismo (MTur), o Brasil é o cenário ideal para a prática de mergulho, com águas das mais variadas temperaturas e cores. De acordo com o órgão, a prática pode ser feita com snorkel ou cilindro, duas modalidades que possibilitam experiências enriquecedoras aos seus praticantes. 

Apesar de parecer difícil permanecer na água por muito tempo, a atividade é democrática: pode ser praticada por pessoas de todas as idades e também por quem ainda está aprendendo a nadar. 

Para quem deseja começar a atividade, entender mais sobre os tipos de mergulho e os cuidados necessários antes de cair na água é essencial para garantir uma boa experiência com tudo o que a atividade pode proporcionar. 

Foto: Tirachard/Freepik

 

Conheça os tipos de mergulho 

Modalidades bem populares entre os turistas, snorkel e cilindro apresentam algumas diferenças entre si. Conheça:

Snorkel

Para quem procura por um mergulho com pouca profundidade, a prática com snorkel é a mais indicada. Nessa modalidade, o turista recebe um par de nadadeiras e o snorkel, item que permite que o mergulhador respire e enxergue dentro d’água. 

Durante a atividade, não é preciso nadar muito fundo para contemplar a vida subaquática. Por esse motivo, pode ser praticado por crianças a partir dos cinco anos. 

Cilindro

Se o desejo é um mergulho mais profundo e com maior imersão na biodiversidade marinha, a prática com cilindro é a mais indicada. Nessa modalidade, também conhecida como mergulho autônomo, o turista tem mais liberdade e utiliza um cilindro de oxigênio para ficar submerso por mais tempo. 

Embora a prática possa parecer complicada para quem está começando, ela também pode ser realizada por iniciantes. Muito conhecido como mergulho de batismo, o cilindro é recomendado para quem não tem experiência na atividade ou até mesmo não sabe nadar. 

Os turistas mergulham com o acompanhamento de profissionais capacitados em locais propícios para iniciantes. Antes de cair na água, o instrutor faz uma espécie de treinamento e fornece todos os equipamentos necessários para que a atividade seja realizada com segurança. 

Dicas para quem está começando no mergulho 

Praticar mergulho em regiões litorâneas pode ser uma boa pedida para quem deseja ter mais contato com a natureza. No entanto, é normal ter algumas dúvidas sobre a atividade e até mesmo sentir nervosismo antes de submergir. Por esse motivo, relaxar antes e durante do mergulho é essencial para garantir que a experiência seja positiva.

Além disso, ter atenção à empresa escolhida, às orientações fornecidas pelo instrutor e às restrições médicas também é essencial para quem está praticando pela primeira vez. 

Tente relaxar durante a atividade 

Embora seja uma prática tranquila, é normal que um iniciante no mergulho fique nervoso antes e durante o passeio. A ansiedade pode comprometer toda a experiência que a atividade oferece. Por esse motivo, é preciso manter a calma.

Tanto no mergulho de snorkel quanto no de cilindro, as empresas costumam disponibilizar instrutores e acompanhantes durante a prática. Qualificados, esses profissionais estão no local para orientar e prestar auxílio diante de qualquer imprevisto. 

Se o nervosismo persistir, a dica é se distrair antes de cair na água. Ouvir uma música, assistir a um vídeo divertido ou até mesmo conversar com um amigo pode ajudar a relaxar antes de mergulhar. 

Opte por uma empresa de confiança 

Durante a pesquisa pela empresa de mergulho, é importante se certificar sobre a reputação da marca e as certificações que ela possui. 

Buscar pelo nome da companhia na internet e ouvir a opinião de pessoas que já nadaram ou de nativos da região ajudam nesse processo. Depois de escolher, entre em contato e esclareça todas as dúvidas antes de mergulhar. 

Siga as regras do instrutor

Como visto, empresas de mergulho costumam fornecer acompanhamento profissional durante a prática. A equipe é formada por pessoas capacitadas e, por esse motivo, deve ser levada a sério.

Para quem está iniciando, prestar atenção nas orientações fornecidas pelo instrutor é essencial para evitar quaisquer problemas. Recomendações que possam parecer irrelevantes, como a restrição de tocar em algo durante o mergulho, também precisam ser respeitadas. 

Atenção às restrições médicas

O mergulho é democrático e pode ser praticado por qualquer pessoa, com poucas exceções. Algumas empresas restringem a atividade para pessoas com problemas respiratórios mais sérios, grávidas e cardiopatas. 

Além disso, antes de praticar é importante que pessoas com deficiências físicas, limitações ou que apresentem qualquer problema grave de saúde busquem por orientação médica para evitar problemas posteriores.

Compartilhe esta notícia: