Homem de fé: Taquaritinguense Dom Wilson Luís Angotti Filho completa 40 anos de ordenação presbiteral

Compartilhe esta notícia:

Confira um pouco da história de Dom Wilson.

Na última segunda-feira, 19 de dezembro, o taquaritinguense Dom Wilson Luís Angotti Filho, completou 40 anos de sua ordenação sacerdotal. Nascido em 5 de abril de 1958, Dom Wilson é filho de Wilson Luís Angotti e Iracy Fernandes Angotti, estudou filosofia e teologia, respectivamente, no Seminário Diocesano de São Carlos e na Faculdade Pontifícia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

Foi ordenado sacerdote em 19 de dezembro de 1982. Exerceu inúmeras atividades na Diocese de Jaboticabal. Foi vigário paroquial nas paróquias de São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, de Bebedouro-SP, coordenador diocesano da Pastoral Vacacional.

Dom Wilson integrou as Equipes de Formação do Seminário do Conselho de Presbíteros e Colégio de Consultores. Foi professor no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, no Instituto de Teologia Nossa Senhora do Carmo, em Jaboticabal, e no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de Brasília. Também foi assessor diocesano da Catequese, coordenador diocesano de Pastoral e Pároco da Paróquia São Judas Tadeu, na cidade de Jaboticabal (SP). É mestre em teologia dogmática pela Universidade Gregoriana de Roma (Itália).

Entre os anos de 2007 e 2011, Dom Wilson foi assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de integrar o Instituto Nacional de Pastoral (INP) e o Conselho Editorial das Edições CNBB. Atualmente, é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, da CNBB.

Dom Wilson foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Bento XVI no dia 4 de maio de 2011. Recebeu a Ordenação Episcopal no dia 1º de julho do mesmo ano, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

No dia 26 de outubro de 2012, recebeu do Governo de Minas a Medalha Santos Dumont, considerada a segunda condecoração mais importante entre as oferecidas pelo estado, a pessoas que de alguma forma prestaram serviços importantes à sociedade.

Em 15 de abril de 2015 foi eleito pelo Papa Francisco como 7º Bispo Diocesano de Taubaté-SP.

Compartilhe esta notícia: