Nossa Palavra – Trânsito, responsabilidade de todo cidadão

Compartilhe esta notícia:

Frequentemente, as edições online de O Defensor trazem notícias sobre acidentes de trânsito, muitos deles com vítimas fatais.

Infelizmente, essas ocorrências não apenas engrossam as tristes estatísticas de mortes envolvendo motoristas, passageiros e pedestres, mas também porque são pais, mães, filhos, amigos, que acabam perdendo a vida, precocemente, de forma abrupta e, na maioria das vezes, ocorridas em acidentes que poderiam ser evitados.

Conforme relatos policiais são casos envolvendo algum tipo de negligência, imprudência e imperícia, ou seja, são falhas evitáveis. Muitas pessoas estão habituadas a pegar no volante, deixando de colocar em prática pequenas ações que garantem muito mais segurança no trânsito.

Sabemos, por exemplo, o quão importante é usar o cinto de segurança, acomodando as crianças em assentos adequados a elas. No entanto, são inúmeros os acidentes com vítimas, que acabam perdendo a vida, em razão de estar, justamente, sem o cinto de segurança.

Outra prática comum que precisa ser banida de vez, é o uso do celular, enquanto dirige, e, claro, o consumo de álcool, antes mesmo de pegar o volante. A vida, com certeza, vale muito mais do que qualquer ligação ou mensagem. Já consumir bebida alcoólica antes de dirigir é, infelizmente, algo muito comum em todas as faixas etárias. As pessoas costumam acreditar que são imunes a tragédias, que os acidentes são exclusividade dos outros.

Em datas específicas, diversas ações são realizadas para alertar e conscientizar a população sobre a necessidade de prezar pela segurança no trânsito. Esses períodos são de extrema importância para que o assunto fique na pauta, despertando a atenção das pessoas para sua responsabilidade como motoristas, passageiros e pedestres. Trata-se de uma prática que precisa ser adotada a cada vez que colocamos nosso pé fora de casa.

Compartilhe esta notícia: