O que fazer quando a criança não socializa na escola?

Compartilhe esta notícia:

A socialização é uma característica muito importante para um desenvolvimento infantil saudável. Assim, através dela, a criança adquire diversas habilidades socioemocionais. Porém, depois de um bom tempo longe de outras crianças devido a pandemia, os pequenos podem passar a não exercer tal atividade. 

Neste cenário é muito comum que as mães fiquem preocupadas com essa falta de interação. Então é importante identificar os motivos que fazem com que eles não socializem e até, caso seja necessário, conversar com a coordenação da escola e contratar psicólogos para entender a causa. 

Por meio da socialização infantil, as crianças podem criar relacionamentos, laços e memórias afetivas. Além disso, quanto mais contato com pessoas diferentes, melhor para a criança entender que a vida em sociedade é conviver com pessoas que nem sempre são iguais a nós e que cada uma tem a sua individualidade, seu modo de pensar e ser. 

Portanto, o convívio com a família, amigos e colegas traz desafios para todos nós e pode ser de muito aprendizado para as crianças. Por exemplo, quando um amiguinho pega o brinquedo emprestado sem permissão é uma situação que a criança lida com algo novo e, a partir disso, acaba se desenvolvendo. 

A socialização, além de auxiliar na capacidade de comunicação, também aprimora a habilidade de expressar os próprios sentimentos e ideias, escutar e perceber as vontades do outro entre outros sentimentos. Desenvolver essa inteligência emocional nas crianças é fundamental.

Dessa forma, na maioria dos casos, o contato com outras pessoas, durante a infância, ocorre na escola. Assim, o ambiente educacional também é onde elas experimentam maior contato com regras e disciplina. 

Confira algumas dicas do que fazer para incentivar a socialização:

São vários os motivos que levam uma criança a não socializar no colégio. Alguns deles são a falta de contato com outras crianças, excesso de interação com aparelhos tecnológicos, não ver pessoas fora do seu convívio, entre muitos outros. Portanto, algumas atitudes podem ser tomadas para incentivar a socialização, algumas ideias são:

Fazer piqueniques em praças ou parques

A socialização começa dentro da própria família. Portanto, chame avós, primos, tios, padrinhos e seus amigos de longa data para um piquenique ao ar livre. Além da socialização, essa pode ser uma ótima alternativa para as crianças praticarem atividades físicas.

Organizar encontros com colegas da escola

Uma festa do pijama ou uma sessão de cinema em casa com poucos amigos são exemplos de como incentivar a interação da criança. Assim, esse é um evento para que elas façam atividades divertidas, comam pipoca, brigadeiro e muito mais. Momentos como esse ajudam a iniciar ou fortalecer amizades.

Passeie com a criança

É preciso que os responsáveis levem as crianças para eventos sociais ao invés de deixá-las em casa. Portanto, ir para lugares com os pequenos, como por exemplo, clubes, shoppings e outros ambientes voltados ao público infantil é muito importante. Dessa forma, esses passeios tornam-se oportunidades para elas fazerem novas amizades ou para o aprenderem a como socializar.

 

Compartilhe esta notícia: