Uso do adjuvante correto aumenta a qualidade da pulverização e contribui para uma agricultura mais sustentável

Compartilhe esta notícia:

Ferramentas de manejo da produção agrícola como o produto Fighter®, da De Sangosse Brasil, promovem melhor performance das pulverizações nas lavouras, resultando em ganhos tanto para o agricultor, quanto para o meio ambiente.

O uso eficaz de fertilizantes, defensivos agrícolas e promotores de crescimento aplicados via foliar, é um dos fatores de maior impacto para o bom desenvolvimento dos cultivos ao longo de seus ciclos produtivos. Para realizar um bom controle fitossanitário e garantir maior qualidade nas pulverizações, é necessário minimizar os riscos de perdas envolvidas neste processo. Nesta busca por aumentar a performance das aplicações, hoje os produtores rurais têm à disposição um grande aliado, o adjuvante agrícola.

Para Flavio Matarazzo Junior, engenheiro agrônomo e diretor de desenvolvimento da De Sangosse, os adjuvantes agrícolas “são uma importante ferramenta que vem sendo cada vez mais adotada no Brasil, pois asseguram que os produtos sejam devidamente pulverizados e depositados adequadamente sobre os diferentes alvos, potencializando os modos de ação dos ingredientes ativos e ampliando significativamente a eficiência dos tratamentos fitossanitários e nutricionais”.

Multifuncionalidade eficaz e versátil

Para acelerar a performance das aplicações agrícolas, através da redução das perdas dentro e fora do tanque de pulverização, a De Sangosse Brasil desenvolveu o Fighter®. Considerado como uma das soluções mais completas e versáteis nesta categoria de produtos, o Fighter® possui uma formulação única com diferentes ativos que, de acordo com o executivo, “atuam sobre as propriedades físicas e químicas da calda de pulverização, possibilitando ganhos efetivos de eficiência em vários parâmetros relacionados à qualidade desta operação, como, por exemplo, a redução de espuma, uma maior compatibilização de misturas de tanque, o manejo do espectro de gotas e a redução de deriva”.

Com relação à deriva, as técnicas para sua redução são uma combinação de diferentes práticas que fazem parte de uma aplicação. Um exemplo é o uso de pontas de pulverização adequadas e a utilização de adjuvantes de calda que reduzam este tipo de perda, ao modificarem o tamanho de gotas e diminuírem a formação de gotas finas. Não considerar o manejo adequado desse parâmetro pode resultar na ineficiência do aproveitamento dos insumos, o que poderá provocar aumentos dos custos, perdas da produção e, consequentemente, prejuízos ao agricultor, além de contaminações de áreas próximas (cursos d’água, florestas, áreas povoadas, lavouras vizinhas, etc.).

O bom efeito redutor de deriva é uma das funcionalidades do Fighter® que, segundo o diretor, proporciona aplicações mais eficientes, auxiliando não somente na uniformidade do tamanho das gotas, mas também em melhores processos de molhamento, cobertura, deposição, retenção e absorção.

A otimização destes parâmetros potencializa a ação biológica dos ingredientes ativos utilizados na lavoura (sistêmicos e de contato), já que possibilita maior depósito dos produtos aplicados sobre os alvos desejados em diferentes estágios fenológicos, que representam mudanças na arquitetura das plantas e nos diferentes índices de área foliar a serem cobertos.

Sobre – A De Sangosse Brasil faz parte do Grupo De Sangosse, fundado em Agen, na França, em 1926, e presente em mais de 60 países, com 26 filiais em todo o mundo e cerca de 850 colaboradores. No Brasil, a De Sangosse atua desde 2006, destacando-se pela produção e fornecimento de produtos para Nutrição e Fisiologia de Plantas, Bio Soluções e Controle de Pragas Urbanas. Com sede em Ibiporã-PR, a empresa conta com uma estrutura de 70 mil m², moderno parque fabril equipado com maquinários de última geração e capacidade de produção anual de 40 mil toneladas. Na área destinada à Pesquisa e Desenvolvimento, a empresa realiza estudos com o intuito de conquistar mais produtividade e rentabilidade para seus clientes, sempre buscando crescimento com o desenvolvimento sustentável. Saiba mais sobre a De Sangosse Brasil em www.desangosse.com.br.

Compartilhe esta notícia: