Arquivo Geral – Comemorações de novembro

Compartilhe esta notícia:

Por: Luiz Eduardo Schneider*

Comemorações de novembro

O calendário de novembro tem muitas datas que promovem a reflexão sobre temas diversos. O Dia da Proclamação da República, 15 de novembro, que é feriado nacional, recorda a data em que o regime monárquico foi substituído pelo regime republicano no Brasil, em 1889. Após várias crises na monarquia, um grupo de militares, que almejava a mudança de regime, se reuniu para destituir Dom Pedro II e instituir a república no país.

Dia da Bandeira, 19 de novembro

O Dia da Bandeira comemora a oficialização desse importante símbolo nacional dias depois da Proclamação da República, e não é feriado. Com a substituição do regime monárquico, era necessário criar uma bandeira que representasse a república. Mantendo algumas semelhanças com a bandeira antiga, a bandeira nova contém estrelas dispostas conforme o desenho da constelação Cruzeiro do Sul na noite do dia da Proclamação da República, no Rio de Janeiro.

Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro

O Dia da Consciência Negra é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, pois recorda o dia em que esse líder que lutou pela vida dos escravizados foi assassinado. A data representa a luta dos negros ao longo da história, bem como visa valorizar a cultura negra, ao reconhecer a sua importância na construção da nossa sociedade. O Dia da Consciência Negra é feriado em vários municípios brasileiros.

Missas da Paróquia de São Sebastião

Estão marcadas para este sábado (5), celebrações religiosas da Paróquia de São Sebastião, nos seguintes horários: às 17h, Matriz de São Sebastião; às 18h, Igreja de São Cristóvão, na Vila Sargi; e às 19h, na Igreja de Nossa Senhora das Graças, no farwest. Amanhã, domingo (6), haverá missa na Igreja Matriz, às 7h e 19h; no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, às 8h30; na Igreja de São Judas Tadeu, no Jardim Contendas e Capela de São Benedito, na Vila Rosa, às 9h.

Tríduos religiosos

Nos dias 24, 25 e 26 de novembro, acontecem Tríduos religiosos na Igreja do bairro farwest, às 19h30, em homenagem à Nossa Senhora das Graças.

Tá chegando o dia

A Black Friday, que acontece no dia 25 de novembro, já se consagrou como uma das datas de maior movimentação do varejo no Brasil e uma das mais esperadas, tanto pelos comerciantes quanto pelos consumidores, que buscam preços menores para adquirir vários produtos de suas listas de desejos. Falando do impacto da data em números, em 2021, somente no mercado on-line, as vendas nesse período movimentaram R$ 4,2 bilhões, com ticket médio de R$ 753. Para este ano, as expectativas são ainda melhores, pois em novembro tem início a Copa do Mundo, o pagamento da primeira parcela do 13º salário e começam as compras para as confraternizações de fim de ano.

Frase da semana

Um mês começando, um ano quase acabando e um coração cheio de planos… Bem-vindo, novembro.

*Luiz Eduardo Schneider é jornalista e colaborador de O Defensor.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: