Nossa Palavra – Vereadores pedem melhorias para a Cidade

Compartilhe esta notícia:

Embora a maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Taquaritinga seja da ala representativa do prefeito, muitos deles procuram, a cada sessão ordinária atender pedidos da população, até porque as cobranças são muitas e exigem um posicionamento mais participativo dos representantes do povo no Legislativo taquaritinguense.

As pessoas procuram os parlamentares para que os mesmos sejam os interlocutores dos pedidos junto à Prefeitura Municipal. Pedidos de melhorias na área de infraestrutura dominam, tradicionalmente, os temas dos requerimentos e indicações apresentados pelos vereadores durante as sessões ordinárias. Os dois instrumentos são usados para que a Câmara Municipal possa fazer uma cobrança imediata ao Executivo, para serem encaminhados às secretarias ou órgãos responsáveis pelos serviços, antes, porém, precisam ser aprovados em plenário.

Requerimentos e indicações representam, ainda, a maneira mais direta de o vereador atender a um pedido do eleitor. Pode ser encarado como uma participação mais direta do Legislativo no Executivo, já que a função maior desse primeiro poder é criar leis. Uma troca de lâmpadas da iluminação pública, a limpeza de uma praça, a recuperação de uma via, o pedido de um redutor de velocidade, tudo é solicitado através de um requerimento ou indicação. Esse tipo de solicitação é comum e histórica. Trata-se, acima de tudo, de um reflexo das reivindicações da população.

Porém, o que se percebe, é que os vereadores não recebem, por parte do Executivo, as respostas imediatas sobre os procedimentos urgentes que deveriam ser realizados em determinados pedidos, causando, até certo ponto, um descontentamento nos solicitantes, uma vez que, em assim sendo, não conseguem responder, como deveria ser feito, os pedidos dos eleitores.

O que se vê, também, é que os próprios responsáveis pelos órgãos municipais pouco se interessam pelos problemas sociais da população, já que alguns deles (secretários), nem mesmo residem na cidade.

Quando, até pouco tempo atrás, o presidente da Câmara ainda se manifestava, fazendo cobranças verbais durante as reuniões contra a administração pública, havia uma movimentação maior para a execução dos pedidos, porém, agora, onde os poderes Executivo e Legislativo caminham de “mãos dadas”, vai ser difícil atender o público com mais rapidez e eficiência.

Compartilhe esta notícia: