Caporanga realizam encontro com alunos da Emeb Professora Emília Menon Nunes da Silva

Compartilhe esta notícia:

No último dia 21 de setembro, data em que se comemora o Dia da Árvore, a ONG Caporanga esteve onde mais gosta: entre as crianças, esses seres especiais que vão mudar, para melhor – certeza! –, o futuro do planeta. Na oportunidade as as voluntárias Moniquinha e Lívia foram recebidas pelos alunos, professores e funcionários da Emeb “Professora Emília Menon Nunes da Silva”, no Conjunto Residencial Manoel Lopes Moreno.

A conversa começou com algumas considerações sobre a estrela do dia, a árvore: árvores são criaturas espetaculares, que ajudam a regular o clima, o ciclo das águas, purificam o ar, dão sombra, flores, frutos, abrigam centenas de milhares de bichinhos e deixam a paisagem maravilhosa. As crianças e a Caporanga, ao contrário de muita gente do mal, somos amigas delas, e desejamos um mundo cada vez com mais árvores, sem destruição, desmatamento e fogo.

E as voluntárias apresentaram o projeto Hortas, um dos desenvolvidos pela ONG ambiental nas escolas, ao lado das Miniflorestas, Compostagem, Jardins de Mel e Abelhas sem Ferrão, Árvores Viárias, Descarte correto de Resíduos, entre outros que buscam ajudar o planeta a respirar mais aliviado.

“Plantar sua comida é como imprimir o próprio dinheiro”, acredita o professor norte-americano Ron Finley, um entusiasta da jardinagem urbana. As pequenas plantações oferecem vantagens únicas. Não necessitam de agrotóxicos – problema gravíssimo, associado ao aumento de algumas síndromes, como o autismo –, não provocam o desmatamento, são uma fonte de renda e podem estreitar as relações sociais de uma comunidade.

Na Emeb, que já possui um espaço verde lindo e agradável, as crianças, com a ajuda da Caporanga, semearam rabanete, salsinha e alface, para incrementar a hortinha feita em vasos e floreiras que já conta com brócolis, temperos e tomate. Agora, com uma sementinha plantada também em cada aluno, é só esperar tudo isso brotar e o verde se espalhar.

Mais hortas – Na terça, dia 20, as voluntárias da ONG Luíza, Dayla e Moniquinha levaram o projeto Hortas aos alunos da Emeb “Eunice Salerno Zuppani”. A galerinha pôs a mão na terra para preparar as mudinhas. E, na segunda, as voluntárias Silvinha e Bete apresentaram o programa na Emeb “Adélia Dib Jorge”.

A Caporanga agradece demais aos diretores, coordenadores, professores, funcionários e, principalmente, aos estudantes, por nos receberem, e às nossas ações, com tanto carinho.

Compartilhe esta notícia: