Artigo: O Futuro Incerto Nas Urnas

Compartilhe esta notícia:

Por: Dr. Luiz Roberto Vasconcellos Boselli*

Em país que teve Ivan – o terrível, em tempos de pós-modernidade surge Putin – o terrível, que atualmente tomou três tiros no pé: Ucrânia, Suécia e Finlândia. Mexeu com quem estava quieto! A Geopolítica dormia estável a um bom tempo. A OTAN, sorri, mas não agradece. Sem esforço militar está em processo de ingresso, na Organização do Atlântico Norte, os três tiros no pé do Putin – o terrível.

E ele está dando oportunidade para que países do primeiro mundo desovem seus estoques de armas, que estavam parados a um bom tempo e fora de uso poderiam se tornar obsoletas. E a gana homicida, do terrível, atual, continua levando a devastação da Ucrânia. E aqui, para nós, a aberração política, comandante mor, tomou dois tiros no pé: ambos culturais.

Em ano eleitoral vale tudo – a oposição vota junto com a situação, o pacotão do auxilio/esmola, que tem vida curta, acaba depois da eleição!  Patifaria coletiva! Verdadeiramente não estão pensando nos pobres, mas sim, em suas reeleições! Este pacote de pseudo auxílio, não pode ser entendido como uma velada compra de votos? Se a maioria calhorda for reeleita – o país, viverá mais anos de belicosidade geral! “O populismo ama tanto os pobres que os multiplicam”.

Bom, e a situação vota com oposição, recursos destinados a setores de entretimentos culturais, e dois vetos presidencial foram, amigavelmente por oposição e situação, derrubados. Agora, também temos as nossas devastações domiciliárias.

Por obra e simulado fomento da aberração política, comandante mor, os três biomas mais atingido por desmatamentos foram – Cerrado, Pantanal, Amazonas e Mata Atlântica, veem atingindo números assaz preocupantes e devastados.

As grandes áreas devastadas só cresceram nestes últimos anos! Outra área devastada foi a do protocolo de vacinação – reconhecimento internacional acerca de sua eficácia. Entretanto, funcionando como homem/propaganda da antivacina, a aberração política, contaminou/influenciou milhares de incautos brasileiros que se fiaram nesta vergonhosa e criminosa ladainha, a “gripezinha”, já matou, levou a óbito, mais de seiscentos mil brasileiros (as) e, ainda estão morrendo de todas faixas etárias!

Mas além desta devastação, muitas outras áreas, da cultura brasileira, sofreram devastação por razões dogmáticas, por estímulo machista, por disseminar o ódio, por postura homofóbica, a imprensa como alvo, indiferença descarada a pauta indígena, devastador do acordo do, até então, iminente, Mercosul com o Mercado Comum Europeu, devastou; e diminuiu a figura presidencial, no exterior, ao ter pífias participações em eventos internacionais.

O calhorda, comandante mor, condenou, durante a campanha toda, o centrão, como câncer da política brasileira? E, depois de ser eleito, afirmou que nasceu politicamente no centrão! Ele mentiu descaradamente e devastou com sua fala durante a campanha política.

Acorda povaréu! Vamos lá, povaréu brasileiro, utilizando o verbo devastar, vamos pensar em devastar e descontruir a reeleição da aberração político, o comandante mor. Pois, nós temos o Direito e o poder (voto) suficientes para construir um novo amanhecer. Confúcio acreditava que um governante dá um exemplo aos seus súditos, suas políticas e ideias se espalham por meio dos seus ministros e seu povo começa a copiar a sua bondade.

Vejamos no nosso país: exemplo, o mandatário mor (o antagônico, quanto ao exemplo acima), espalhou suas ideias – homofobia, negacionismo, belicosidade e sórdido machismo e anti a cultura de entretenimento. Mesmo tendo este perfil, milhares de pessoas acreditam neste vigarista político – em ação indecorosa desqualificou o sistema eleitoral, no Brasil, para representantes diplomáticos de vários países!  Pode um Presidente desabonador de seu País e ainda ser reeleito?

Vamos a outro aspecto de nossa cultura. A intolerância política: arma, mais, intolerância política é igual, tragédia, tragédia… tristeza, tristeza, tristeza – tendo como combustível o discurso de ódio e maior venda de armas.

Devemos acreditar que a raça humana seja capaz e, tem todas as condições, de, até o final do século vigente, desconstruir os arcaicos e os atuais comportamentos perversos, muitos são criminais., que mancham e que trazem sofrimento humano, em qualquer povaréu, em seu panorama sociocultural:  o racismo crime, a homofobia, o anacrônico machismo, a intolerância de credo religioso, a desumana pedofilia, a intolerância política e a violência contra a mulher.

E devastar, desconstruir, também o que resta da barbárie interior da raça humana e, que, a raça humana ainda não expurgou e, tão pouco purgou. Será que será possível, também, algum dia, conseguir devastar e desconstruir o centrão?!Vacina Sim. Vacina Sempre.

*Dr. Luiz Roberto Vasconcellos Boselli é docente da Unesp/Marília –  [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

 

 

Compartilhe esta notícia: