Saúde: Tiro de Guerra realiza palestra sobre Infecção sexualmente transmissível (IST)

Compartilhe esta notícia:

Ação aconteceu na última quinta-feira, 30.

Na quinta-feira, 30 de julho, o Tiro de Guerra (02-041) de Taquaritinga recebeu o palestrante Dr. Rafael Fiori, do Grupo Saúde e Vida, que ministrou uma palestra a respeito de Infecção sexualmente transmissível (IST) que é um grupo de doenças contraídas por meio do ato sexual, sem a devida proteção. Essas doenças podem ser de origem viral, bacteriana ou por parasitas.

O médico informou aos jovens do Tiro de Guerra que entre as mais comuns estão a Aids, sífilis, gonorreia, herpes, HPV e clamídia. Normalmente essas doenças são associadas a frequente troca de parceiros, mas casais sadios também podem apresentar IST’s como a candidiase. Geralmente, essas doenças se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

Algumas IST são de fácil tratamento e de rápida resolução. Outras, têm tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora relatada pelos pacientes. Consideradas um problema de saúde pública, essas doenças podem gerar graves complicações como esterilidade, aborto, deficiência física e mental, câncer e podem, inclusive, levar o portador a óbito.

Essas patologias também podem ser transmitidas da mãe infectada para o bebê durante a gravidez ou durante o parto. Podem provocar, assim, a interrupção espontânea da gravidez ou causar graves lesões ao feto, outras podem também ser transmitidas por transfusão de sangue contaminado ou compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.

Tipos de IST mais comuns apresentadas aos atiradores:

Aids: causada pela infecção do organismo humano pelo HIV (vírus da imunodeficiência adquirida). O HIV compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar adequadamente sua função de proteger o organismo contra as agressões externas, tais como: bactérias, outros vírus, parasitas e células cancerígenas.

Cancro mole: também chamada de cancro venéreo, popularmente é conhecida como cavalo. Manifesta-se através de feridas dolorosas com base mole.

Clamídia: também é uma DST muito comum e apresenta sintomas parecidos com os da gonorreia, como, por exemplo, corrimento parecido com clara de ovo no canal da urina e dor ao urinar. As mulheres contaminadas pela clamídia podem não apresentar nenhum sintoma da doença, mas a infecção pode atingir o útero e as trompas, provocando uma grave infecção. Nesses casos, pode haver complicações como dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas (fora do útero), parto prematuro e até esterilidade.

Condiloma acuminado ou HPV: é uma lesão na região genital, causada pelo Papilomavirus Humano (HPV). A doença é também conhecida como crista de galo, figueira ou cavalo de crista.

Gonorreia: é a mais comum das DST. Também é conhecida pelo nome de blenorragia, pingadeira, esquentamento. Nas mulheres, essa doença atinge principalmente o colo do útero.

Herpes: manifesta-se através de pequenas bolhas localizadas principalmente na parte externa da vagina e na ponta do pênis. Essas bolhas podem arder e causam coceira intensa. Ao se coçar, a pessoa pode romper a bolha, causando uma ferida.

Por fim, o Monitor Lourençano, comunicador Social do Tiro de Guerra, fez os agradecimentos ao Dr. Rafael e para materializar a excepcional palestra, entregou-lhe alguns brindes da Instituição do Exército Brasileiro.

Compartilhe esta notícia: