Contenção individual garante rentabilidade e segurança ao manejo de vacinação contra aftosa

Compartilhe esta notícia:

Confira cinco dicas para otimizar a aplicação de vacinas e reforçar a lucratividade da fazenda

Enquanto o Brasil não recebe status de zona livre de febre aftosa, a vacinação é fundamental para garantir não somente a sanidade dos bovinos, mas também a redução de desperdícios em toda a cadeia. Lesões vacinais podem retirar até 1 kg de carne de um animal na hora do abate. Nesse sentido, o manejo individual para a aplicação da vacina exerce um importante papel nos resultados vacinais e na lucratividade da atividade pecuária como um todo.

A Beckhauser, empresa de equipamentos de contenção, que inova, industrializa e difunde tecnologia para uma pecuária sustentável, não só comercializa soluções que facilitam a rotina e os negócios dos pecuaristas, mas, desde a década de 90, assume o papel de orientar os produtores sobre a forma adequada de realizar os manejos, de forma a não estressar nem lesionar os animais.

“A nossa comunicação com os pecuaristas se dá num tom de instrução sobre como o manejo pode influenciar positivamente a redução de descartes e os resultados financeiros da propriedade, explicando a importância do equipamento de contenção individual para este processo”, explica o Gerente Comercial da Beckhauser Gustavo Lazarin.

Veja as 5 dicas mais importantes para o sucesso do manejo nas fazendas dos estados que fazem parte das etapas de vacinação contra febre aftosa.

  1. Trabalhe com calma

A calma deve prevalecer na condução dos animais até o curral e em todo o manejo. Sob estresse, o bovino produz hormônios, como o cortisol, que provocam redução da eficiência imunológica da vacina;

  1. Use a contenção individual

Vacinar o animal contido no tronco de contenção leva o mesmo tempo que a vacinação em brete coletivo e tem a vantagem de uma imunização de qualidade, com segurança para as pessoas e os animais, menos acidentes e contusões (dados comprovados por pesquisa do Grupo Etco – Unesp Jaboticabal, SP, de 2002);

  1. Proteja a vacina

O manejo deve ser sempre em local coberto para evitar a inutilização da vacina, que não pode ser exposta a raios solares. Além disso, é recomendável evitar a vacinação em dias de chuva, reduzindo, assim, riscos de contaminação e de formação de abcessos. Não se esqueça também da conservação na temperatura indicada no rótulo do produto para garantir sua eficácia;

  1. Cuide da higiene

Siga a recomendação correta no manuseio das agulhas, troca e higienização, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação e minimizar o risco de abcessos;

  1. Acerte no ponto

A aplicação da vacina deve ser feita no terço médio do pescoço do bovino, evitando lesões em carnes nobres como do posterior do animal.

Contenção individual garante rentabilidade e segurança ao manejo de vacinação contra aftosa
Foto: Divulgação

As linhas de equipamentos da Beckhauser oferecem aos produtores uma variedade de possibilidades para um manejo de vacinação seguro e eficaz, com opcionais customizáveis de acordo com a necessidade de cada propriedade.

“A linha Total Flex, montada numa estrutura de monobloco, está no mercado desde 2016 e representa um grande salto no segmento de equipamentos de contenção, pois ela possui o conceito inovador de permitir aos clientes configurar seu produto da forma que melhor os atenda. Dessa maneira, os pecuaristas otimizam o equipamento para suas propriedades e podem evoluí-lo de acordo com o progresso do seu rebanho”, finaliza Lazarin.

Sobre a Beckhauser  

A Beckhauser inova, industrializa e difunde tecnologia para uma pecuária sustentável, buscando oferecer ao mercado soluções que aprimorem a produtividade no manejo e a qualidade dos resultados da produção, cuidando do bem-estar animal e humano. A empresa vem, há anos, ditando tendências de inovação no segmento e oferece hoje um amplo portfólio de equipamentos de contenção tradicionais e automatizados, da fazenda ao frigorífico, além de parcerias com equipamentos de controle e pesagem eletrônica. Mais informações: www.beckhauser.com.br.

Compartilhe esta notícia: