Propaganda midiática nos meios digitais pode garantir o sucesso de um político

Compartilhe esta notícia:

Por: Thales Aguiar – Jornalista e escritor

O sucesso de um político na sociedade contemporânea depende diretamente da visibilidade pública e repercussão positiva de sua imagem no cenário público. Na prática do marketing político, toda e qualquer mensagem precisa ser cuidadosamente planejada, isso se estende também ao discurso, desde as palavras utilizadas, como a tonalidade destas, a gesticulação e expressão facial do candidato. A imagem é altamente trabalhada, pois ela cria uma identidade na política, ainda mais em uma sociedade que é marcada pela era da imagem e da publicidade e de uma prática política que se realiza nos padrões de comunicação configurados pela linguagem midiática. Em períodos de disputas eleitorais, até mesmo a escolha dos candidatos é direcionada de acordo com fatores de caráter publicitário, além de capacidade administrativa, experiência política, os partidos tomam como referência também atributos pessoais, como o carisma e identificação popular na indicação de seus candidatos, da mesma forma que os eleitores fazem suas escolhas.

Na atualidade, o marketing político determinante é aquele que para vencer uma eleição, o candidato necessitará realizar pesquisas identificando as características do segmento de possíveis votantes incluindo em sua campanha no conteúdo da comunicação as soluções para as necessidades exclusivas destes eleitores. Quando enxergamos o sucesso de candidatos eleitos anteriormente, percebemos a confirmação de uma diretriz que aconselha o investimento maciço na comunicação de massa da candidatura e utilizando os meios digitais para que os eleitores possa identificá-lo, achá-lo único e que ele tenha o nome do candidato na memória. As novas tecnologias da informação e a internet por sua vez como espaço de interação de candidatos e eleitores, permitiu uma aproximação e participação maior do cotidiano de candidaturas que interagem nesses espaços trazendo para si uma espécie de intimidade entre o expositor e o espectador. Os conteúdos das propagandas e Marketing´s são disponibilizados pelos seus profissionais nas redes sociais (facebook, Instagram, WhatsApp e outros mais) que por sua vez passam a debater e a absorver estímulos ou reações de seus correligionários e dos concorrentes nas eleições. O que acende e sensibiliza ainda mais outros usuários através de inúmeros compartilhamentos, maximizando a discussão política. É fato que isso não determina uma eleição, mas significa uma interação maior e mais efetiva com seu público-alvo e os resultados estarão mais sincronizados com as novas metodologias do mundo virtual de uma interação que por sua vez estarão ligados intimamente com seus eleitores.

Compartilhe esta notícia: