Homenagem: Cerimônia lembra a memória do ex-prefeito Dr. Adail Nunes da Silva

Compartilhe esta notícia:

Negão como era carinhosamente conhecido foi prefeito por quatro oportunidades.

No sábado, 18 de dezembro, familiares, amigos e políticos locais e da região se reuniram junto ao Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dr. Dimas Eduardo Ramalho, em cerimônia para lembrar a história do ex-prefeito Dr. Adail Nunes da Silva.

Entre as diversas pessoas que compareceram a solenidade estavam o prefeito Vanderlei José Mársico, os ex-prefeito Paulinho Delgado, Milton Nadir, Dr. Sidney Sudano (Interventor Municipal, por duas oportunidades) e Tato Nunes. Além ainda do jornalista Augusto Nunes e do Deputado Federal Baleira Rossi.

Baleia Rossi ressaltou as qualidades do ex-prefeito Dr. Adail Nunes da Silva, “ele era advogado, era um cara respeitado, um cara com grande formação jurídica, mas um líder político nato e popular era uma junção de homem público com grande responsabilidade, mas que tinha na população e na proximidade com o povo a sua característica”.

Já o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dr. Dimas Ramalho, afirmou que “a homenagem lembra a morte do maior líder político de Taquaritinga, foi aquele que unificou todo mundo, que perdoava, prefeito durante quatro vezes, uma pessoa que marcou profundamente a nossa vida política”.

O renomado jornalista Augusto Nunes, filho do ex-prefeito Dr. Adail afirmou em entrevista ao jornal O Defensor que “é muito comovente você participar de uma homenagem dessas, sobretudo pela presença de políticos, ex-prefeitos, todos os prefeitos estavam aqui, prefeito de outras cidades, que não foram necessariamente companheiros políticos do meu pai. Eu já tinha ficado emocionado no enterro dele porque todos os adversários compareceram, aqui a gente tem representantes de outros partidos porque, por que o meu pai realmente unia”.

Augusto acrescentou ainda que “o Taquarão foi conduzido por ele, o trabalho do Taquarão, mas ele sempre dizia que foi feito dois prefeitos ao lado dele e pela cidade inteira apoiando, Sérgio Salvagni, fez o buraco, onde se encontra o estádio e o Deolindo Dantas deu todo apoio na transição, eu sigo sempre esse exemplo, como o exemplo a ser seguido pela própria Taquaritinga quem faz aquilo faz qualquer coisa”.

Na oportunidade o ex-prefeito Tato Nunes, comentou como foi assumir a responsabilidade de ser prefeito, meses após o falecimento de seu pai, Negão, e do vice-prefeito Dr. Horácio Ramalho, “eu fui ser vereador porque o meu pai tinha dificuldade com a Câmara, aí o Dimas me convenceu a ser presidente da Câmara, para ajudar o pai dele, aí em 4 de julho de 1987 falece o Dr. Horácio. Isso é uma história coisa de Guinness Book porque nunca aconteceu de morrer, o prefeito, o vice-prefeito e o filho do prefeito assumir. Tanto que nas placas quando inaugurávamos uma obra eu sempre escrevia administração Adair/Horácio – prefeito Tato Nunes”.

Dr. Adail, que era conhecido pelos eleitores como Negão, foi prefeito por quatro mandatos, além de presidente da Câmara no ano de 1964. Seu falecimento ocorreu durante o exercício do mandato, em 1.º de dezembro de 1986, aos 70 anos de idade. Sete meses depois, seu vice e companheiro político Horácio Ramalho também faleceu.

Advogado e professor, o taquaritinguense foi uma das figuras mais emblemáticas do século XX, tendo participado ativamente da vida política da cidade desde a década de 1940.

Em 2011, quando completou 25 anos da morte de Adail, Dimas Ramalho – deputado federal à época – realizou a mesma solenidade, em reverência à memória do político, além de ter feito um discurso sobre ele no Congresso Nacional.

 

Compartilhe esta notícia: