AME Taquaritinga (SP) realiza coleta de sangue na quinta-feira (9)

Compartilhe esta notícia:

Hematologista e Diretora do Ambulatório explicou pré-requisitos para doadores.

Na manhã de segunda-feira (6), o Repórter do Jornal O Defensor, Vitor Chagas esteve no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e conversou com a Médica Hematologista e Diretora do ambulatório de Taquaritinga, Rosseli Irano Gonsalves, que falou sobre a campanha de coleta de sangue, que será realizada na próxima quinta-feira (9).

“Com a pandemia, houve uma queda significativa na coleta de sangue nos hemocentros e a partir disso tivemos a iniciativa de fazer uma coleta externa, em parceria com o Hospital Amaral de Carvalho, de Jaú. É a segunda vez que a parceria acontece”, explicou Rosselli.

A Diretora do AME Taquaritinga disse que “são esperadas 60 pessoas, então serão distribuídas 60 senhas por ordem de chegada. A pessoa vai chegar ao local, fazer um cadastro, então para isso é preciso apresentar um documento. São pessoas entre 16 e 69 anos que podem fazer essa doação e os menores de idade precisam do consentimento formal dos pais. Quem nunca doou antes dos 60 anos pode doar até essa idade e quem já doou antes dos 60 anos pode doar até 69.

Ela esclareceu que “após o cadastro, a pessoa passa por uma triagem onde é coletada a hemoglobina e o hematócrito. As mulheres precisam ter 12,5 de hemoglobina e 38 de hematócrito e os homens 13 e 39, respectivamente. Caso a pessoa esteja com a hemoglobina acima de 18 e o hematócrito acima de 54 não pode doar e será feita uma investigação para saber a causa da alteração”.

 “O doador precisa estar saudável, não pode ter nenhuma doença no momento da doação, para não causar nenhum dano a ele nem ao receptor. Além disso, ele precisa estar hidratado, não pode ter consumido bebida alcoólica, ter feito uma alimentação leve, duas horas antes. Caso tenha feito exame de endoscopia é preciso aguardar seis meses. Então, pedimos que as pessoas que venham até o AME com a intenção de doar, que se atentem a esses pré-requisitos, pois se pegarem a senha e estiverem inaptos, ela será perdida”, acrescentou a Hematologista.

Rosselli aproveitou a oportunidade e explicou que “o sangue será coletado pelo hemonúcleo de Jaú, então o sangue irá para Jaú, onde será processado. Na nossa região, não temos nenhuma cidade que faça essa coleta externa. Então, antes de realizar essa campanha, temos que pedir autorização para o hemonúcleo mais próximo, que no nosso caso é Araraquara. A doação é muito importante, independente de o sangue ficar aqui ou ir para outro lugar e também temos muitos pacientes oncológicos que são acompanhados em Jaú, tanto pacientes de Taquaritinga quanto da região”.

A Diretora do ambulatório falou que “o limite de sangue coletado são 450 ml, desses, mais ou menos 45 ml são utilizados para fazer a testagem. Uma bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas e só depende da boa vontade da população”.

 A coleta será realizada no próximo dia 9, às 19 horas.

Compartilhe esta notícia: