Politicando – Participação Desnecessária

Compartilhe esta notícia:

Por: Léo Oliverio*

Participação Desnecessária

Essa semana o Secretário de Saúde, José Fonseca Neto, participou da sessão ordinária da Câmara Municipal e, a pedido dos vereadores, respondeu a uma série de perguntas a respeito do tratamento que tem sido dispensado no combate da pandemia.

Primeiro vejo como desnecessária esta presença. E explico! Tem-se feito muito (e bem!) no combate à pandemia em nossa cidade. Taquaritinga possui uma organização ímpar para o enfrentamento. A equipe da secretaria de saúde (liderados pelo atual secretário) está de parabéns!

Temos vacinação sempre à frente do plano estadual, um gripário que é exemplo para outras cidades, uma UPA que atende a todos e, quando necessário, interna pacientes enquanto as vagas são buscadas em hospitais da cidade e região. E, por fim, temos enfrentamento às situações de aglomeração, com leis, regramentos e fiscalizações.

Faltou aos nobres vereadores apenas convidar e questionar a população, que muitas vezes é a única responsável por não seguir as regras. Viver em sociedade é isso. Muitas vezes não concordamos com opiniões e ações, mas temos que segui-las para o bem comum.

Discordando do Jornal

Complementando o tema acima, discordo da Coluna “Giro Político” deste bi-semanário, que mencionou em seu último número que o secretário “saiu pela tangente”, sendo generalista, em suas respostas aos vereadores.

Como já escrevi, além de desnecessária, a sabatina ao secretário causa constrangimentos sem razão. Respeito, mas não vejo motivo justo para esta posição, e já expus os motivos. Suas respostas foram coerentes com o momento que vivemos.

Apesar da persistente alta de casos, temos projetos e estudos em andamento, como o caso do Instituto Butantan com o “Isolamento Inteligente”, por exemplo. Não faz sentido realizar lockdown agora. Outras cidades não possuem projetos como o nosso, e a eles não resta outra alternativa.

Basta a população fazer a sua parte, permanecendo em casa sempre que possível. Exatamente por este motivo entendo que o fechamento noturno de algumas praças e outros locais é uma medida necessária. Isso evita a aglomeração, que cobra caro 15 dias depois.

*Léo Oliverio é empresário, formado em Processamento de Dados pela FATEC Taquaritinga e Gestão Pública pela UNIVESP. Atualmente cursa graduação em Direito.

Compartilhe esta notícia: