Taquaritinga (SP) terá Casa da Juventude

Compartilhe esta notícia:

Projeto do Governo do Estado visa incentivar qualificação e empreendedorismo.

Na última terça-feira (4), o prefeito Vanderlei Mársico e o vice Luiz Fernando participaram do lançamento do programa Casa da Juventude, um projeto do governo estadual que vai oferecer espaços multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Taquaritinga, para viabilizar o programa, Taquaritinga doará o terreno e ficará responsável pela aquisição de móveis e demais equipamentos, enquanto o Estado vai financiar prédios com área construída de 240m², em estrutura metálica e alvenaria. O prazo médio para a entrega de cada unidade é de oito meses.

A Assessoria informou também que os equipamentos terão ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil.

O projeto vai ajudar jovens na busca por oportunidades de emprego e renda com ações voltadas para a qualificação profissional, economia criativa, empreendedorismo e convivência. Além de de cursos, a Casa da Juventude incentivará o coworking com área projetada especificamente para o trabalho colaborativo, garantindo que os jovens possam desenvolver projetos empresariais em diversos setores.

O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, explicou que “o coworking é uma iniciativa nova e um espaço com a estrutura necessária para que empresas e profissionais independentes e, principalmente, jovens em início de carreira possam trabalhar a inovação, a criatividade, a troca de experiências e fortalecer contatos. Os jovens são empreendedores por natureza. A Casa da Juventude será o escritório do jovem no estado de São Paulo”.

O Estado vai oferecer as modalidades Expresso e Estágio do Novotec, com cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos, além de um ambiente para desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis e startups. As Casas da Juventude também serão unidades acadêmicas e operacionais para atividades presenciais de cursos oferecidos pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

A Casa da Juventude também vai apresentar aos participantes um conjunto de negócios baseados em capital cultural e criatividade empreendedora. O objetivo é oferecer formação em economia criativa e práticas de transformação digital, além de oferecer cursos com metodologia apropriada para o ensino de robótica, tecnologias da informação e tecnologias aplicadas a design, animação e games, entre outros.

Compartilhe esta notícia: