Rússia anuncia vacina Sputnik Light

Compartilhe esta notícia:

A Rússia anunciou na quinta-feira (6) o registro de uma nova versão da vacina Sputnik de uma dose só em vez de duas. O anúncio foi feito pelo Fundo Russo de Investimento Direto, que é administrado pelo governo russo. O Fundo Russo disse que a nova vacina, batizada de Sputnik Light, usa apenas a primeira dose da Sputnik V, a original.

A Sputnik V vem sendo questionada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência vetou pedidos de importação da vacina russa porque disse não poder confiar na segurança, eficácia e qualidade do imunizante diante da ausência de informações que foram requisitadas.

Foto: Reprodução

De acordo com a Anvisa, os dados da pesquisa mostraram que há vírus capazes de se replicar em sua composição na Sputinik V.

O Fundo Russo negou e disse que mais de 20 milhões de pessoas no mundo já receberam ao menos uma dose do imunizante.

Os testes mostraram que ela teve uma eficácia de 79,4%, de acordo com o fundo. “O regime de dose única permite a imunização de um maior número de pessoas em um menor espaço de tempo, favorecendo o combate à pandemia na fase aguda e nenhum evento adverso grave foi registrado na pesquisa”, declarou o Fundo.

O fabricante afirmou que o uso da Sputinik V foi aprovado em 64 países até agora, mas a Anvisa diz que só uma minoria deles está aplicando de fato a vacina na população.

Compartilhe esta notícia: