Prefeito de Taquaritinga (SP) diz em entrevista acreditar que tratamento precoce esteja dando resultado na Cidade

Compartilhe esta notícia:

Durante entrevista concedida hoje (8) ao jornalista Helton Pimenta, de Ribeirão Preto, o Prefeito de Taquaritinga, Vanderlei José Mársico, disse que o tratamento precoce, realizado na cidade tem dado certo, pois o índice de cura das pessoas que se contaminam com o vírus da Covid-19 é muito alto.

Quando questionado sobre a atual situação da pandemia no município, Vanderlei afirmou que “está sobre controle, estamos batendo na trave com relação aos leitos. Tivemos uma queda substancial no número de contaminados, estávamos com 134 e caiu para 99. Estamos sempre atentos a tudo”.

“Nós compramos quatro respiradores novos, já tínhamos cinco, então estamos com nove. Emprestamos três para a Santa Casa”, acrescentou ele.

O prefeito declarou também que “é contra tirar as pessoas de circulação e aglomerar elas dentro de casa, mas os prefeitos hoje estão de mãos atadas, tem que obedecer ao governador”.

Ao ser questionado sobre as fases de cores estipuladas pelo governo, se ele pudesse escolher em qual colocaria Taquaritinga, a resposta foi laranja, mas com restrições.

“O vírus mudou muito, hoje, ele está dentro de casa. Percebemos que famílias inteiras estão sendo contaminadas em suas casas e não nas empresas. São poucas cidades em que o lockdown funcionou. As pessoas estão ficando entediadas em casa, a gente teve caso de suicídio na cidade, teve tentativa. Agora, estamos fazendo o que podemos para ajudar”, desabafou Mársico.

Quanto as pessoas que passam pelo gripário, ele disse que “agora o diagnóstico será imediato, pois compramos 12 mil testes. As pessoas já saem do gripário com os remédios. A opção é da pessoa, em tomar ou não, e aquelas drogas que são muito discutidas, se tem validade ou não, para nós tem dado resultado. Eu tenho tomado ivermectina semanalmente e estamos substituindo o swab pelo teste rápido”.

Sobre os leitos disponíveis, o Prefeito afirmou que “não tivemos que encaminhar nenhum paciente para outra cidade ainda, só alguns pacientes que a família achou que seria melhor para os pacientes. Na minha intuição, até o final do mês, diminuirá bastante os casos”.

Quanto à volta às aulas, ele afirmou “minha esperança é a vacinação dos professores e passando essa etapa, pelo menos as creches, nós queremos voltar presencialmente, porque está interferindo muito na vida das mães”.

Vanderlei Mársico falou que “o promotor age em cima dos prefeitos e não dos governadores, então, quem está sentido são os prefeitos. O que queremos é administrar essa situação. E a população crucifica o prefeito”.

Ele foi questionado também sobre os profissionais da área da saúde do município, e respondeu dizendo que “alguns municípios estão sendo desleais, porque estão oferecendo mais dinheiro aos plantonistas e a gente começa a perder, isso é uma sacanagem. O médico trabalha para ganhar dinheiro”.

O Prefeito acrescentou “80% do meu dia é para falar sobre a Covid-19 , a roçagem ta um pouco prejudicada, a operação tapa buraco está em dia e conseguimos equilibrar as contas, pagamos os fornecedores no dia acordado. A câmara tem sido coesa, pelo menos nove ou dez vereadores que tem sido nossos parceiros, que não fazem oposição por fazer, analisam os projetos”.

Confira a entrevista completa:

https://www.facebook.com/helton.pimenta.79/videos/290558445896790

Compartilhe esta notícia: