Nossa Palavra – Faça o que eu falo… mas!

Compartilhe esta notícia:

Durante seu programa “Prestando Contas” de sábado (13), transmitido na FM local, de sua propriedade, o Prefeito Municipal de Taquaritinga, Vanderlei José Mársico, disse que sua meta é zerar as férias dos funcionários públicos da cidade.

Vanderlei disse que “determinou que o RH (Departamento de Recursos Humanos) vá colocando as pessoas de férias. Não podemos continuar com um estoque de milhões em férias, isso é uma dívida imensa para a prefeitura. Tem gente que tem 17 férias para tirar. Ele afirmou ainda que sabe de servidores que não tiram férias e todos os anos estão na praia”.

Até onde sabemos nenhum funcionário pode ter duas férias vencidas, pelo menos quando falamos em regime de trabalho de CLT. Será que um funcionário público, provavelmente em regime estatutário, pode ser 17 férias vencidas, Senhor Prefeito?

Sobre o novo decreto do Governador João Dória, o qual recomenda que todos os servidores das Repartições de Administração Pública fiquem obrigatoriamente em teletrabalho (home office), Vanderlei falou que a prefeitura não tem como parar seus serviços.

“Para atender meia dúzia de pessoas no Paço Municipal esse fechamento não se justifica. No Procon tem uma funcionário, no PAT tem um funcionário, posso parar o Sebrae, que não é pertinente à prefeitura, mas o Sebrae já autorizou o revezamento dos colaboradores”, explicou Mársico.

Aí pensamos, se ele acha que o Procon não precisa fechar porque tem apenas um funcionário, as lojas também poderiam ficar abertas, com apenas um funcionário, não?

Ele ainda comentou que “o decreto do Dória, na verdade, fala uma coisa na televisão e no decreto diz outra. Ele recomenda que os municípios parem e façam home office, mas não é possível fazer isso em todos os departamentos. Agora você vai privilegiar 15, 20 pessoas e deixar o restante trabalhando?”.

Quando questionado sobre a recomendação do home office para os funcionários de repartições públicas, Vanderlei respondeu “Estamos pulverizando a prefeitura e compramos máscaras de acrílico, há distanciamento e se a coisa realmente se agravar vou dar férias para essas pessoas porque elas têm férias para tirar, porque se for para ficar dentro de casa sem fazer nada já fica de férias”.

O conceito de Home office é uma forma de relação de trabalho na qual o colaborador atua a distância, fazendo uso dos meios computacionais para produzir junto à empresa como se estivesse presente fisicamente no escritório, isso não significa de modo algum que o colaborador está em casa, sem fazer nada.

A atual situação que Taquaritinga se encontra não é considerada grave? Não há vagas na U.T.I. (Unidade de Terapia Intensiva), todos os dias duas ou três pessoas morrem em decorrência da Covid-19, e o Prefeito ainda disse que se a situação se agravar? Se a situação que vivemos hoje, o Senhor Prefeito que me desculpe, mas não sei o nome disso.

“Estamos moralizando e organizando para que o servidor receba em dia e preste um serviço satisfatório a população. Então, segunda-feira vamos decidir isso, porque não justifica uma prefeitura com quase 2000 servidores, parar apenas 10, 15 pessoas. Ou para todo mundo, ou não para ninguém. Vamos nos proteger e tocar isso aqui, porque é injusto com quem tem que trabalhar”

O Prefeito completou dizendo que “em 2020 pagou quase 2 milhões, salários em dia, 13º em dia, IPREMT em dia, tudo em dia”.

Isso é o mínimo que a população espera de um Prefeito Municipal!

Na segunda-feira, 15 de março, Mársico publicou decreto determinando o atendimento remoto, porém exigiu o trabalho interno dos servidores.

Parece-me que Vanderlei Mársico está seguindo o ditado popular “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Fiquem em casa, fechem seus estabelecimentos, trabalhem home Office, delivery, mas a Minha Prefeitura eu não vou fechar.

Compartilhe esta notícia: