Lamentável: enfermeiro negro sofre racismo durante vacinação em Taquaritinga (SP)

Compartilhe esta notícia:

Na tarde de ontem segunda-feira (1º), um fato surreal aconteceu no centro de vacinação instalado pela prefeitura de Taquaritinga (SP) no Complexo Esportivo “Dori Parise”. Segundo relatos do secretário da Saúde, José Fonseca Neto e da enfermeira Ana Lucia Sales Theodoro, uma mulher chegou para vacinar sua mãe, porém não deixou que um profissional da área da saúde que é afrodescendente aplicasse a dose do imunizante.

Situação difícil de imaginar em pleno século XXI.

O Secretário da Saúde, José Fonseca Neto, disse em entrevista a uma emissora FM que “algumas coisas ruins acontecem e um colega, que é da equipe de vacinação do município, é afrodescendente e por esse motivo uma pessoa que estava na fila para ser vacinada se recusou a ser vacinada por ele”.

“Foi muito chato, porque ele é uma pessoa muito séria, muito competente e a hora que essa pessoa chegou ela não quis ser vacinada por ele e pediu que outro profissional a imunizasse, e uma pessoa da cor branca a vacinou”, explicou Fonseca.

Ele acrescentou que “esse fato gerou uma situação muito chata naquele momento entre a equipe, pois a gente se surpreendeu com essa atitude, não esperávamos mesmo e o clima ficou muito ruim entre nós, mas relevamos no momento e vacinamos ela”.

Já Ana Lucia, publicou em uma rede social a seguinte mensagem “estamos há mais de um ano enfrentando essa pandemia, somos linha de frente, trabalhamos incansavelmente para atender a todos que nos procuram, deixamos nossa família em casa na incerteza do amanhã. Quando a vacina chegou, choramos!!! Chegava a esperança de dias melhores! Encaramos a campanha de vacinação diariamente, tentando fazer o nosso melhor! E ontem a tarde chega uma senhora pra vacinar sua mãe, mas não deixou o técnico realizar o procedimento!!! Que triste ver isso, racismo a nossa frente”.

A enfermeira acrescentou ainda que “um profissional excelente… um ser humano incrível, a bondade do seu coração é expressada através dos seus olhos…por suas mãos inúmeras pessoas receberam a vacina. Foi embora triste ontem, hoje tentamos deixar a tarde dele mais feliz!”.

No dia 2, mais de 410 pessoas haviam sido vacinadas até às 11h20, lembrando que a imunização teve início às 8 horas.

A partir de quarta-feira (3) as pessoas que foram vacinadas pela CoronaVAc e devem receber a segunda dose serão imunizadas, pois a cidade recebeu 1220 doses em uma remessa que é exclusiva para esse público-alvo.

Para receber a segunda dose da CoronaVac é preciso levar a ficha preenchida e o “cartãozinho verde”, o cartão de vacinação recebido na primeira dose.

Compartilhe esta notícia: