Santa Casa de Taquaritinga (SP) atinge 100% de capacidade para internações com Covid-19

Compartilhe esta notícia:

A Santa Casa de Taquaritinga informou a Secretaria Municipal de Saúde, nesta sexta-feira, dia 5, que atingiu a capacidade máxima de internações. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Taquaritinga, a administração do hospital esclareceu que houve alta na demanda pelo tratamento da Covid-19 e precisou transferir pacientes para outros hospitais da região, pedindo apoio a outras cidades.

Atualmente, a Santa Casa conta com 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dos quais 10 para adultos e 5 neonatal e atende a população de Taquaritinga, Santa Ernestina, Cândido Rodrigues e Fernando Prestes.

O Secretário da Saúde, José Fonseca Neto declarou que “a situação que a gente lutou para que nunca chegasse, aconteceu. A Santa Casa não tem mais leitos para atender ninguém. Pior, as santas casas da região também estão com os seus leitos tomados, com pessoas esperando vagas em corredores ou salas de cirurgia”.

 “O que deixa a gente frustrado é que, mesmo com um caso grave desse, é comum encontrar pessoas nas ruas sem máscaras, promovendo aglomerações”, desabafou Fonseca. 

A diretora da Unidade de Pronto Atendimento, Ana Lúcia Sales, disse durante entrevista a uma emissora FM de propriedade do prefeito Vanderlei José Mársico, que “a situação é desesperadora. Vou dar um exemplo, uma enfermeira que trabalha no SAMU capotou o carro e está na sala de emergência em Matão, pois não tem vaga no hospital”.

Ana Lúcia declarou também que “as cirurgias eletivas foram canceladas e que passaram na UPA quase 6000 pessoas no mês de janeiro. Se você analisar essas 6000, nem 1000 precisariam ter passado por lá. Fora que eles vão com acompanhantes, sendo que a UPA não é um ambulatório e sim uma unidade de emergência. As pessoas procuram a UPA sem necessidade”.

A diretora da Unidade aproveitou a oportunidade e alertou a população sobre os acompanhantes “Só pode ter acompanhante na unidade se for gestante, idoso ou criança. Quem está com dor há 3 meses não é para procurar a UPA, não é para ir agora, a UPA é para atender infartado, parto, cólica de rim, essas emergências”.

José Fonseca Neto afirmou também que os colaboradores da área da saúde estão correndo atrás de toda a situação e “as pessoas estão pegando Covid-19 fazendo festas”.

Compartilhe esta notícia: