Vereadora solicita adiamento do retorno às aulas no município de Taquaritinga (SP)

Compartilhe esta notícia:

Nesta quarta-feira (13), a vereadora Mirian Ponzio, protocolou um requerimento na câmara solicitando ao prefeito de Taquaritinga, Vanderlei Mársico, o adiamento do início das aulas presenciais na rede municipal, assim como a criação de um plano de aulas online para os estudantes.

Mirian solicitou também que fossem incluídos os profissionais da educação, professores e funcionários, na primeira fase do plano municipal de vacinação contra a Covid-19 no município.

“O aumento do número de casos ativos no município, a falta de ampla testagem, de recursos humanos e materiais, inviabilizam qualquer possibilidade de retorno às aulas presenciais em curto ou médio prazo”, declarou a vereadora.

Ponzio citou em seu requerimento um estudo publicado, em outubro de 2020, na revista científica The Lancet Infectious Disease em que há uma elevação de 24% na taxa de propagação do coronavírus, após 28 dias da volta às aulas. Os dados foram calculados com políticas de relaxamento de contenção da Covid-19, que incluem a reabertura de escolas, adotadas por 131 países.

Mirian Ponzio – Vereadora de Taquaritinga (SP) – Foto: AICMT

Mirian complementa dizendo que mantém a posição de que o retorno presencial é precipitado, ainda que o município demonstre capacidade de gestão para entregar os materiais prometidos, como EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para professores e funcionários, além do uso obrigatório de máscara nas instituições de ensino e no transporte escolar.

A indicação da edil é no sentido de que o Prefeito Municipal autorize a volta às aulas presenciais nas escolas municipais somente após o término da vacinação e, ao mesmo tempo, crie condições tecnológicas para que os estudantes possam ter acesso aos conteúdos didáticos formulados pela equipe da Secretaria da Educação Municipal.

Compartilhe esta notícia: