Arquivo Geral – 25 de dezembro – Dia de Natal

Compartilhe esta notícia:

Por: Luiz Eduardo Schneider*

25 de dezembro – Dia de Natal

O Dia de Natal é celebrado em 25 de dezembro. Acredita-se que é assim desde o século IV d.C., quando, supõe, a data foi determinada pelo papa Júlio I. O período natalino, na tradição litúrgica, estende-se de 25 de dezembro até 6 de janeiro, Dia dos Reis. Muitas outras tradições se consolidaram nesse período, como a montagem de presépios e árvores de Natal.

Quando surgiu o Natal?

A data do nascimento de Jesus Cristo é um dos grandes mistérios do cristianismo, embora seja celebrada há séculos no dia 25 de dezembro. Havia muita divergência acerca de quando Jesus tinha realmente nascido e, durante esses séculos, o 25 de dezembro foi conquistando influência. Muitos historiadores teorizam dizendo que a escolha foi proposital e fazia parte de uma estratégia de cristianização e de aculturação da Igreja Católica.

Tradições de Natal

Como já sabemos, o Dia de Natal acontece todo 25 de dezembro e, do ponto de vista religioso, inicia o período natalino que se estende até o Dia de Reis, 6 de janeiro. Do ponto de vista secular, é comum que o clima natalino seja manifestado por meio de decorações com luzes e árvores de Natal, bem como pela compra de presentes.

Missa do Galo

A Missa do Galo é uma celebração que acontece a partir da meia-noite do dia 25 de dezembro e é realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Não se sabe ao certo quando essa prática se consolidou, mas, acredita-se que ela tenha sido criada no século V, durante o pontificado de Sisto III.

Presépio

No período natalino, é comum ver presépios de todos os tamanhos e essa prática foi iniciada por São Francisco de Assis no ano de 1223. Seu objetivo era auxiliar os fieis na compreensão do que ele estava pregando.

Papai Noel

A crença no Papai Noel é um elemento de Natal que mescla tradição cristã e pagã e que teve grande assimilação na cultura secular. Tradicionalmente, o Papai Noel é o velhinho que mora no Polo Norte e visita as casas das pessoas na noite da véspera de Natal para deixar os presentes. Na tradição do Hemisfério Norte, o Papai Noel voa pelos céus no trenó, puxado pelas renas e entra nas casas de pessoas pela chaminé.

Árvore de Natal

Diferentemente do Papai Noel, a árvore de Natal é um símbolo pagão, uma vez que foi herdada de tradições antigas de usar árvores como decoração. Para muitos povos, as árvores eram itens importantes de festivais religiosos. As primeiras árvores de Natal começaram a ser oficialmente montadas entre os séculos XIV e XVI.

* Luiz Eduardo Schneider é jornalista e colaborador de O Defensor

**Os artigos assinados não representam a opinião de O Defensor!

Compartilhe esta notícia: