Note e Anote – 17 de julho de 2020

Compartilhe esta notícia:

Mais tempo

A alteração no calendário eleitoral, motivada pelo adiamento do pleito municipal, permitiu um “respiro” aos candidatos a prefeito e a vereador. De acordo com um pretenso candidato ao paço municipal, “é hora de pôr a bola no chão e traçar estratégias”. Isso porque a pandemia deverá exigir uma nova maneira de fazer campanha.

Para todos os gostos

Algumas siglas que disputarão vagas na Câmara deverão entrar em campo com chapa completa, ou seja, com o número máximo de 23 candidatos – uma vez e meia o número de cadeiras legislativas. Dessa forma, o número total poderá se aproximar de 200. Agora é cada um por si, pois as coligações estão proibidas pela Lei Eleitoral.

Expectativa

Estão abertas as apostas sobre quem terá o apoio do governo do Estado. Vanderlei Mársico, recém-chegado no PSDB, partido do governador João Doria, ou Paulo Delgado, tradicional militante do DEM que até outro dia trabalhou no coração do poder estadual ao lado do vice-governador e grande figura dos Democratas, Rodrigo Garcia?

Tudo ao mesmo tempo

O prefeito municipal disputa uma verdadeira corrida contra o tempo. Às vésperas do período eleitoral, deu início a várias obras no sentido de mostrar serviço. Se conseguirá concluiu alguma antes de 15 de novembro são outros quinhentos. Porém, inauguração com descerramento de placa e discurso é ato vedado pelo Código Eleitoral.

Valendo

O prefeito Vanderlei Mársico sancionou esta semana o projeto de Lei que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido, ideia dos vereadores Genésio Valensio, Wadinho Peretti e Juninho Previdelli. Resta saber se essa imposição será respeitada e, também importante, se possíveis infrações serão punidas.

Sem desfile

De uma coisa se tem certeza: pela primeira vez em mais de meio século não será realizado o desfile de aniversário da cidade, que completará 128 anos em 16 de agosto. Primeiro, porque as aglomerações estão expressamente proibidas. Segundo, porque as escolas estão funcionando em esquema de tele-aulas.

Compartilhe esta notícia: