Centro Paula Souza: ETEC e FATEC terão Modalidade de ensino que integra ensino Médio, Técnico e Superior

Compartilhe esta notícia:

O governo do Estado de São Paulo lançou no início do ano, o Novotec – uma expansão do programa de ensino integrado que permite a alunos do ensino médio cursarem, ao mesmo tempo que o currículo tradicional, um curso técnico profissionalizante. O projeto é feito em parceria com o Centro Paula Souza, que administra as escolas técnicas estaduais (Etecs) e as faculdades de tecnologia (Fatecs) do governo paulista. O programa é a remodelação do M-Tec, formato piloto que começou a ser implantado em várias Etecs, no começo de 2018.

A modalidade formação técnica e profissional é um dos cinco itinerários formativos, previstos pela legislação, que as escolas podem oferecer aos alunos. A intenção é expandir esse modelo para as escolas da rede pública do estado.

Coordenadora de vestibulinho da ETEC, Mara Lui e a diretora da escola, Rosa Maria Zuliani – Foto: Gabriel Bagliotti

O formato M-Tec, conforme explicações da diretora da Etec de Taquaritinga, professora Rosa Maria Ellero Zuliani e da coordenadora de vestibulinhos, professora Mara Lui, oferece várias opções de formações aos alunos. O mais recente, é o Curso Médio com Habilitação em Desenvolvimento de Sistemas M-TEC/AMS, que se desenvolverá no período da manhã nas dependências da Fatec, com 40 vagas, com inscrições abertas a partir de 16/10 até 12 de novembro e a data do exame marcada para 15 de dezembro.

Nesta modalidade, a proposta do Centro Paula Souza é um curso de 5 anos, onde o aluno ingressa para cursar o ensino Médio e Técnico por 3 anos e nos 2 últimos anos cursa o Nível Superior sem a necessidade de passar pelo vestibular da Fatec.

Para este curso haverá uma parceria da Etec com a Fatec e com uma empresa do eixo de Comunicação e Informação que acompanhará o desenvolvimento do curso dentro da própria escola, através de um programa de mentoria.

O Técnico em Desenvolvimento de Sistemas é o profissional que analisa e projeta sistemas. Constrói, documenta, realiza testes e mantém sistemas de informação. Utiliza ambientes de desenvolvimento e linguagens de programação específica, além de modelar e implementar bancos de dados.

Compartilhe esta notícia: