Sustentabilidade desponta como uma das áreas promissoras no mercado de trabalho

Compartilhe esta notícia:

Profissional qualificado no setor impulsiona conquistas na empresa; para aprimorar conhecimento na área, Senac Jaboticabal oferta curso Técnico em Meio Ambiente.

Desde 2005, um dos rankings mais aguardados pelas companhias ao redor do mundo é o The Global 100, que reúne as empresas consideradas mais sustentáveis do mercado. Compilado pela revista canadense Corporate Knights, trata-se de um relatório anual que leva em consideração o uso de energia, as emissões de carbono, o consumo de água, os resíduos sólidos, a capacidade de inovação, os pagamentos de impostos e até o percentual de mulheres na gestão. A tendência torna-se cada vez mais forte no universo corporativo, mas a grande questão é como tornar uma empresa reconhecidamente sustentável.

João Neto, docente da área de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho do Senac Jaboticabal, orienta que o processo para implantação de um projeto de sustentabilidade envolve as estratégias administrativas e operacionais da companhia, visando à redução de impactos ao meio ambiente. Entre os diversos cuidados estão o uso racional dos recursos naturais, a otimização dos fluxos logísticos, a racionalização de custos e o fortalecimento das ações de responsabilidade social, por exemplo. “Esse contexto contribui para elevar os padrões de excelência e, consequentemente, a adequação da empresa aos níveis de certificações internacionais”, explica.

Ainda de acordo com o profissional, o mercado está avançando nesses conceitos porque, além de preservar o meio ambiente, percebeu que eliminar desperdícios possibilita às corporações ampliarem suas margens de lucro. “ A preocupação com a sustentabilidade vem apoiada no constante processo de inovação. Atualmente, quem investe nesse tema obtém maior visibilidade e credibilidade perante seus públicos.”

Mas para o sucesso desse novo ciclo de produção ocorrer, se faz necessária a existência de um profissional qualificado para os processos sustentáveis:  o técnico em meio ambiente. Apto à realidade e aos desafios do setor, esse profissional pode atuar em diferentes áreas, como o de indústrias químicas ou alimentícias; no setor de serviços, tecnologia, varejo ou turismo, entre tantas outras.

Ascensão na carreira – O técnico em meio ambiente Fábio Del Forno, de 44 anos, atualmente mantém um escritório em sociedade com um agrônomo, em Jaboticabal, para prestar serviços de consultoria e assessoria em projetos de sustentabilidade. A carteira de clientes fica cada vez maior, assim como as perspectivas com o setor. “Em 2009, ao concluir o curso Técnico em Meio Ambiente no Senac, consegui mudar minha vida profissional”, conta Fábio. “Foi como uma luz no fim do túnel, pois deixei o funcionalismo público, com objetivo inicial de melhoria de renda, e o setor me surpreendeu bem além disso, proporcionando patamar financeiro para que eu continuasse a me especializar e tivesse melhoria significativa na minha qualidade de vida.”

Ainda segundo ele, a crescente competitividade já notável no mercado, como ocorre em outros nichos, é saudável e posiciona os mais bem qualificados à frente na conquista de novos clientes. “Geralmente, atendemos por períodos específicos, que compreendem o estudo e a implantação do processo dedicado à preservação do meio ambiente. Mas essas adequações impactam de forma positiva todo o ciclo do negócio, proporcionando mais eficiência e rentabilidade para a empresa, especialmente em médio ou longo prazo. Companhias dos mais diferentes ramos, como agronegócio, químico, educação, saúde e alimentação, nos procuram.”

Àqueles que estão planejando ingressar na área, o Senac Jaboticabal está com inscrições abertas para nova turma do Técnico em Meio Ambiente. As aulas terão início em 18 de março. A qualificação permite ao profissional auxiliar estudos de impacto ambiental, licenciamentos obrigatórios, certificações ou mesmo implantar políticas públicas ligadas ao meio ambiente.

Mais informações podem ser obtidas pelo Portal Senac (www.sp.senac.br/jaboticabal) ou pessoalmente na unidade. As vagas são limitadas.

Serviço:

Técnico em Meio Ambiente

Data: 18 de março de 2019 a 27 de novembro de 2020

Horário: de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas

Local: Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal/SP

Programação e inscrições: www.sp.senac.br/jaboticabal

Compartilhe esta notícia: