ARTESP apoia “Novembro Azul” com mensagens sobre prevenção ao câncer de próstata nas rodovias de São Paulo

Compartilhe esta notícia:

Campanha da Sociedade Brasileira de Urologia tem objetivo de conscientizar o público masculino sobre a importância de prevenir a doença.

A ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e as 21 concessionárias de rodovias do Estado são parceiras novamente esse ano da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo na campanha “Novembro Azul”, com objetivo de conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. Como parte da campanha, teve início hoje a veiculação nos painéis eletrônicos dos 8,4 mil quilômetros de rodovias concedidas da mensagem “Novembro azul, mês da próstata. Homem também se cuida, faça o exame preventivo”. A mensagem será exibida durante todo o mês de novembro.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, entidade com mais de 90 anos de fundação que promove a campanha “Novembro Azul”, as ações de conscientização sobre a saúde masculina têm gerado resultados positivos. Os homens estão procurando mais o urologista, segundo a entidade. No entanto, o câncer de próstata ainda é a doença mais comum e a segunda maior causa de morte oncológica no sexo masculino. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que estão estimados 68.220 novos casos no Brasil em 2018. É o tipo de câncer mais incidente nos homens (excetuando-se o câncer de pele não melanoma) em todas as regiões do País.

Mesmo com os avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença. Atualmente, cerca de 20% ainda são diagnosticados em estágios avançados. Para reverter esse quadro é importante a realização dos exames preventivos. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação.

Compartilhe esta notícia: