Exposição comemorativa marca o aniversário de 55 anos da Coplana

Compartilhe esta notícia:

Com abertura no dia 7 de junho, a Exposição Coplana permanece no Jaboticabal Shopping até o dia 17 de junho e depois segue para suas filiais nas cidades da região

A noite de 7 de junho foi de comemoração não só para a Coplana – Cooperativa Agroindustrial, que completou 55 anos de fundação no dia 28 de março, mas para as comunidades de Jaboticabal, Guariba, onde fica a matriz, e cidades onde a Cooperativa atua, como Taquaritinga, Dumont, Pradópolis, Batatais, Colina, Catanduva, Monte Aprazível e Frutal (MG).

A abertura da Exposição Comemorativa contou com a presença de autoridades políticas, representantes de entidades, cooperados, familiares, colaboradores e membros da cidade. Todos concordam que uma cooperativa que se mantém forte há mais de meio século tem papel relevante para o desenvolvimento econômico e social da região.

Com itens de portfólio e fotos que marcaram a trajetória da Cooperativa, a Exposição permanecerá no Jaboticabal Shopping até o dia 17 deste mês, seguindo para as filiais da Coplana na região. A abertura do evento foi um momento de aproximação com a comunidade, que passou a conhecer um pouco mais da história de sucesso que levou a Coplana a projetar Jaboticabal como grande polo produtor de cana-de-açúcar e Capital do Amendoim no cenário estadual, além de Guariba como sede da principal exportadora de amendoim para a União Europeia.

O diretor do Jaboticabal Shopping, Wladimir Morgatto, falou sobre a honra de sediar a exposição que conta uma história de sucesso e empreendedorismo. “É uma satisfação receber a Coplana aqui, uma vez que ela representa a força do agronegócio da região não só nos segmentos de grãos, mas também na cana”, disse Wladimir, encontrando respaldo nas palavras do vice-prefeito de Jaboticabal, Vitório De Simoni, que parabenizou a Cooperativa pelo aniversário e lembrou que graças à atuação da Coplana Jaboticabal tornou-se a “Capital do Amendoim” do Estado de São Paulo.

O prefeito de Guariba, Dr. Francisco Dias Mançano Júnior, não só agradeceu pelo desenvolvimento que a Coplana trouxe para o município, mas também para sua própria trajetória, que foi influenciada pela Cooperativa. “Eu criei raízes em Guariba, onde vivo e trabalho, muito por influência da Coplana, que me permitiu viver em um local cujo cenário foi mudado diante do desenvolvimento que a Cooperativa trouxe para a cidade, representando um grande volume de emprego e renda”, contou Mançano.

O presidente da Coplana, José Antonio de Souza Rossato Junior, contou para os presentes como começou a história da Cooperativa, com a iniciativa de 13 produtores pelos quais todos têm profunda gratidão, até os objetivos que movem a Coplana nos dias de hoje e a bem sucedida receita entre a tradição e a inovação. “Qual o segredo de uma cooperativa de sucesso? Qual o segredo de uma cooperativa que chega até aqui olhando para os próximos 55 anos? Para encontrar a resposta é importante mergulharmos na história da Coplana e perceber que são as pessoas (cooperados, equipe e parceiros) as responsáveis pelo legado da Coplana e por manterem viva a mentalidade dos seus fundadores até hoje. A escolha do Jaboticabal Shopping para sediar a Exposição Comemorativa dos 55 anos teve um propósito: aproximar uma sociedade, cada vez mais urbana, da essência do mundo rural e da importância do agronegócio na vida de cada um. Estreitamos este relacionamento com a sociedade e aproveitamos para mostrar um pouco do nosso trabalho e da nossa história”, comentou Rossato. Ele agradeceu também a cada produtor e colaborador pela participação no processo que resultou uma cooperativa sólida, arrojada e que conseguiu consolidar-se como presença marcante na produção de cana-de-açúcar e das culturas em rotação, gerando alimento e energia, emprego, renda e reconhecimento.

Fotos: EwertonAlves/Neomarc

Compartilhe esta notícia: