Prefeito inaugura Marco Referencial de Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Como parte das festividades do Sesquicentenário (150 anos) de Fundação de Taquaritinga, comemorado no dia oito de junho (sexta-feira), o prefeito Vanderlei Mársico descerrou, simbolicamente, o “Marco Referencial” do Município, que ficará na Praça Dr. Horácio Ramalho, como o centro geográfico da prefeitura.

Nas capitais dos Estados, o chamado “marco zero” representa o centro geográfico da unidade federativa, a partir do qual todas as medições de distância são estabelecidas, é o ponto de partida na ordenação da quilometragem das rodovias, assim como na medição de linhas ferroviárias e aéreas. Quando falamos que Taquaritinga fica a 333 km de distância de São Paulo, o ponto referencial é marco zero localizado na Praça da Sé, no centro da Capital.

“O Marco Referencial simboliza, também, os novos tempos de prosperidade e união em favor de nossa Taquaritinga, que é o que buscamos no nosso dia a dia”, disse o prefeito Vanderlei.

A inauguração simbólica da placa antecede a inauguração do calçadão (que já está em fase avançada), da reformulação da praça (cujas obras já se iniciaram) e da construção do centro de apoio ao turista (que está em licitação).

Para o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Thiago Duarte, a reforma do centro antigo é parte de uma ideia mais arrojada de fazer de Taquaritinga uma cidade de interesse turístico. “A placa do marco, inaugurada simbolicamente hoje, será uma referência turística aos visitantes que traremos para nossa cidade”, explicou o Thiago.

Na placa, constam o Brasão, o lema “Um só coração” (tradução da expressão latina “cor vnvn”), a data de fundação e do sesquicentenário, e a latitude e longitude da cidade, no Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS), utilizado as atividades da cartografia brasileira.

Tramitam, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, três projetos para fazer de Taquaritinga cidade de interesse turístico. Mais recentemente, dois projetos de Lei, de autoria dos deputados Marquinhos Vinholi e Beth Sahão, preveem dar o título de “Capital Estadual da Goiaba”, o que incentivará o turismo e a indústria, nos moldes dos anos 1960/70, quando Taquaritinga era a capital mundial do tomate.

As comemorações do Sesquicentenário se estenderão até o final do ano de 2018.

Compartilhe esta notícia: