Taquaritinga recebe a comédia popular ‘Nau dos Loucos’

Compartilhe esta notícia:

Por meio do riso, espetáculo do Grupo de Teatro Pepitos lança olhares para a história brasileira, seus processos de colonização, injustiças sociais e loucuras cotidianas; Em Taquaritinga o espetáculo acontecerá no Centro de Evento do Colégio Objetivo e na Praça Dr. Waldemar D’Ambrósio.

Nesse final de semana, entre os dias 18, 19 e 20 de maio, o Grupo de Teatro Pepitos apresentará a comédia “Nau dos Loucos”, nas cidades de Ribeirão Preto, Matão e Taquaritinga, respectivamente. Escrita pelo premiado Luís Alberto de Abreu, a obra utiliza-se da comédia épica e popular para trazer olhares críticos à história brasileira, seus processos de colonização (do imperialismo à globalização), injustiças sociais e loucuras cotidianas do mundo contemporâneo. Nos mesmos dias, o grupo ainda promovem oficinas de criação teatral com base na partilha e fortalecimento de narrativas pessoais dos próprios participantes. Em Taquaritinga, as atividades ocorrem no domingo (20). O acesso ao teatro e oficina é gratuito.

Na trama de Nau dos Loucos, um nórdico imperialista e um índio ciclotímico, desiludidos e sem perspectivas, vivem sua saga cômica ao embarcarem na mítica nau dos loucos que desce o rio Reno recolhendo os loucos das cidades europeias. Por loucos, entendem-se, todas aquelas pessoas e figuras rejeitadas de que as sociedades queriam se livrar. Por meio do riso e comicidade, a fábula estimula uma aproximação e identificação do público com a história do Brasil em meio a seus recortes de sociedades, costumes, crenças, preconceitos, arbitrariedades, intolerâncias e insanidades.

Foto: Rogener Pavinki

“Ao ver uma nau dos loucos, nosso primeiro reflexo seria nos assustar, ter medo. Será que a nau vai me levar? Será que eu sou um rejeitado, um excluído? Mas num segundo momento, vemos que, muitas vezes, queremos fugir da vida que já levamos, do lugar em que estamos. Deste modo, a Nau dos Loucos se torna um lugar em que tudo é permitido, onde não há regras. Um verdadeiro reduto da liberdade”, explica a diretora do espetáculo, Luara Pepita.

O grupo ainda destaca em sua obra e trabalho continuado de pesquisa grande atenção ao papel e potencial da narrativa dentro do teatro. Assim, o público pode observar, em Nau dos Loucos, diferentes instâncias narrativas, o valor de se contar a história não apenas por meio da interpretação, mas também no uso plural dos objetos, cenários e adereços, bem como troca de personagens, partituras corporais por vezes acrobáticas. “É um grande mix: corpo, acrobacia, voz, canto, música, interpretação, narração, multissignificação”, pontua Luara.

Após a apresentação de Nau dos Loucos, o grupo promoverá uma conversa com o público para dividirem impressões, entendimentos e pontos de vista sobre o espetáculo e as provocações que ele traz.

Oficina de Criação Teatral – Intitulada ‘MeContaQueEuTeConto’, a oficina de teatro visa reacender o valor das narrativas. No encontro, os participantes serão estimulados a contar histórias e dividir experiências, de forma livre, ancestral, em roda. Na sequência, serão realizadas dinâmicas e jogos para transpor essas histórias para a cena, transformando-as em teatro.

A oficina é gratuita e aberta a pessoas de todas as idades – crianças, jovens e adultos. Para melhor atender todos os interessados, a oficina tem o limite de até 30 participantes. Para se inscrever, basta contatar os órgãos culturais das cidades.

NAU DOS LOUCOS – Taquaritinga

Data: 20/05 (domingo) Horário: 19h30

Local: Centro de Eventos do Colégio Objetivo

Endereço: Rua São José, 993 – Centro – Taquaritinga/SP

Duração: 80 min. Classificação: 12 anos

Grátis

Oficina ‘MeContaQueEuTeConto’ – Taquaritinga

Data: 20/05 Horário: 15h às 17h

Local: Praça Dr. Waldermar D’Ambrosio – Centro – Taquaritinga/SP

Classificação: Livre

Inscrições: Por meio dos órgãos culturais da cidade

Grátis

Outras Cidades

NAU DOS LOUCOS – Ribeirão Preto

Data: 18/05 (sexta-feira). Horário: 20h

Local: Forte Voador

Endereço: Rua Camilo de Matos 170, Jardim Mosteiro – Ribeirão Preto/SP

Duração: 80 min. Classificação: 12 anos

Grátis – Ingressos distribuídos uma hora antes do início do espetáculo

NAU DOS LOUCOS – Matão

Data: 19/05 (sábado). Horário: 20h

Local: Casa da Cultura Prefeito Armando Banbozzi

Endereço: Av. Sete de Setembro n. 1051 – Centro – Matão/SP

Duração: 80 min. Classificação: 12 anos

Grátis

OFICINA ‘MeContaQueEuTeConto’ – Matão

Data: 19/05 Horário: 15h às 17h

Local: Praça Dr. Leônidas Calígula Bastia (Rua Rui Barbosa, s/n) – Centro – Matão/SP

Classificação: Livre

Inscrições: Por meio dos órgãos culturais da cidade

Grátis

Compartilhe esta notícia: