Região: Maratonista intensifica treino para correr no Ushuaia em agosto

Compartilhe esta notícia:

Com a experiência de mais de 280 provas, sendo 15 maratonas – das quais duas maratonas no Atacama e uma no Saara-, Antonio Augusto Almeida reforça o preparo para disputar a Maratona do Fim do Mundo; no próximo final de semana, ele participa de corrida em Santiago no Chile

Ainda faltam cinco meses para a maratona do Fim do Mundo, o maior deserto do mundo. Serão 42 quilômetros de muito gelo, subidas e paisagem incrível, no Ushuaia. As temperaturas podem chegar a – 10 °C durante o dia. Mas o administrador de empresas, palestrante e maratonista Antonio Augusto Almeida, que já correu duas vezes no Deserto de Atacama e uma no Deserto do Saara, já está intensificando seus treinos.

Como parte da estratégia para uma melhor performance em agosto, além de treinos diários na academia e pelas ruas de Olímpia, onde mora atualmente, ele disputará outras provas. No dia 8 de abril, ele participa da Maratona de Santiago no Chile. Para junho já estão programadas a meia maratona da cidade do Rio de Janeiro e a meia maratona de Foz do Iguaçu, além de competições que estão em seu calendário até chegar o embarque para o Ushuaia em agosto.

Apaixonado por esportes, o administrador de empresas paulistano Antonio Augusto Almeida sempre se exercitou. Porém, como muitas mudanças aconteceram ao longo dos anos – casamento, filhos, muito trabalho, redirecionamento profissional – ele passou a ser sedentário e ganhou mais de 50 quilos.

Com 1,69 metro de altura, aos 35 anos, pesava 118 quilos. Sentia que precisava mudar de vida, inclusive para acompanhar o crescimento dos filhos. Em 2007, após passar mal em um almoço profissional e parar no hospital, decidiu que era a hora. Iria virar o jogo! Com garra, passou a fazer atividade física regularmente. À medida que perdia peso, começou a correr.

Cada vez mais determinado e focado, encarou as primeiras provas, sempre se superando e conciliando o atletismo ao trabalho na área de eventos, turismo e entretenimento. Hoje, com 47 anos, é um atleta com mais de 280 provas no currículo, incluindo 15 maratonas e quatro ultramaratonas, e também palestrante do projeto Eu Sou da Corrida, que incentiva a prática da atividade física. “A corrida pode mudar vidas. Pode transformar vidas! Aconteceu comigo e é o meu exemplo de vida que levo para as palestras. Os benefícios não são apenas para a saúde física. Eles refletem positivamente na vida pessoal, social e também profissional”, afirma. “Para ser maratonista é preciso garra, dedicação, disciplina, força de vontade e planejamento estratégico. São habilidades necessárias para vencer os desafios da vida”, completa.

Nos últimos anos, seu principal objetivo são as maratonas no deserto. Com a experiência de ter disputado duas vezes a Maratona do Atacama, o deserto mais árido do mundo, no final de 2017, Augusto participou da Maratona do Saara, o maior e mais quente deserto do mundo. Assim, se tornou o primeiro brasileiro a concluir, consecutivamente, três maratonas no deserto.

Projeto Eu Sou da Corrida completa 10 anos – À medida que Augusto colhia frutos da sua dedicação ao atletismo, ele sentia a necessidade de compartilhar seu case pessoal de sucesso e superação com outras pessoas. E foi assim que ele começou a ministrar as palestras. O projeto faz 10 anos agora em 2018, criando assim o selo #eusoudacorrida10anos.

O projeto Eu Sou da Corrida incentiva as pessoas a praticarem atividade física e defende a bandeira de que o esporte é uma ferramenta de transformação, motivação e superação. No currículo, já são mais de 160 palestras entre empresas de diferentes áreas, como Oeste Saúde de Presidente Prudente, Casa Flora Importadora, Paulaner Team, Vinícola Santa Carolina, Grupo MZ3, Grupo Sorvetes Bambi, Teenager Assessoria Profissional, e instituições de ensino, a exemplo do Grupo Marista de ensino – Colégio Arquidiocesano de São Paulo, Grupo Anglo, Colégio Rio Branco, Grupo Salesiano de Ensino.

Inspirado em sua própria história de vida, Augusto já planeja mais um projeto, o “Corra com o seu filho”. Mais sobre a história de vida do maratonista e palestrante em eusoudacorrida.com.br e facebook.com/eusoudacorrida.

Compartilhe esta notícia: