Campanha da ARTESP durante o Carnaval intensifica ações de segurança no trânsito

Compartilhe esta notícia:

A campanha “Foca na Vida” terá spots de rádio, flash mobs, filmes para redes sociais e distribuição de máscaras e leques com mensagens educativas. Óculos de realidade virtual que simulam situações de risco ao volante também estão na programação.

A ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo – irá intensificar durante o Carnaval as ações de conscientização sobre educação no trânsito com a campanha “Foca na Vida”, uma série de atividades desenvolvidas em conjunto com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e as 22 concessionárias de rodovias que operam nos 8,3 quilômetros da malha concedida no Estado de São Paulo. As ações de Carnaval contarão com vários “flash mobs” – apresentações rápidas com dez dançarinos vestidos de foquinhas, mascotes do “Foca na Vida”, que foram especialmente coreografados para acompanhar os jingles carnavalescos da campanha e animarão os foliões chamando atenção para importantes mensagens de segurança viária.

Após essas apresentações, que acontecem nos terminais rodoviários da Capital e em postos de serviços e combustível no interior, haverá distribuição de máscaras da foca e leques com mensagens educativas, material que também será distribuído em todas as praças de pedágio das rodovias estaduais. Além disso, todas as cancelas dos pedágios terão uma comunicação visual temática de carnaval alertando os motoristas sobre segurança no trânsito, com as frases “Respeite os limites de velocidade” e “Se beber, não dirija”, as mesmas que estarão dispostas ao longo das rodovias. Nas redes sociais, as informações da campanha podem ser facilmente encontradas por meio das hashtags #FocaNaVida e #SigaSeguro.

As ações da campanha incluem também o Rodovírtua – óculos de realidade virtual que visa conscientizar os motoristas sobre os riscos de desrespeitar as normas de segurança no trânsito; ao utilizar o equipamento a pessoa vai poder vivenciar situações de risco provocadas em quatro diferentes situações: dirigir sob efeitos do álcool, usar o celular ao volante, realizar uma ultrapassagem perigosa e atravessar em locais não permitidos. O equipamento está carregado com filmes que foram rodados em 360º para que as pessoas experimentem no mundo virtual os perigos que essas situações oferecem a um motorista ou pedestre que se coloque nessas situações na vida real.

O calendário de atividades da campanha tem início nesta sexta-feira (9), com os flash mobs. Das 14h às 16h, os usuários que estiverem no Terminal Rodoviário Tietê poderão também conhecer o Rodovírtua e acompanhar as outras atividades da campanha. No mesmo dia, das 17h às 19h, será a vez dos usuários do Terminal Rodoviário da Barra Funda. E das 20h às 22h, as ações acontecerão no Terminal Rodoviário do Jabaquara. As mesmas ações também acontecem pelo interior nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro (sábado, domingo e segunda-feira) em parceria com concessionárias.

Rádios – Rádios parceiras da campanha farão ações em blocos de carnaval em diversos pontos da capital e em postos de abastecimento e serviços no interior. Nessas ações haverá distribuição dos leques com as mensagens educativas e, em ritmo de axé, os jingles da campanha vão alertar os motoristas sobre o perigo de misturar bebida e direção. As ações em rádio incluem ainda peças publicitárias veiculadas na Capital e no Interior.

Carnaval Sem Traumas – A campanha da Artesp deste ano conta com uma parceria com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia–SBOT que preparou o folheto “Carnaval sem traumas” contendo dicas para que o folião se divirta com saúde e segurança, seja para pegar a estrada ou para sair atrás do seu bloco carnavalesco preferido. Essas dicas vão desde a necessidade de alongamento antes de cair no samba, para evitar distensões e torcicolos, passando pela necessidade de hidratação, até a escolha do calçado adequado, para não ter problemas no joelho. Além do folheto, um vídeo educativo da SBOT poderá ser visto nas redes sociais da Artesp.

Para o Dr. Alberto Naoki Miyazaki, presidente da Regional São Paulo da SBOT, pequenos cuidados podem evitar grandes catástrofes. Ele usa como exemplo o uso obrigatório de cinto de segurança no banco de trás dos veículos: “Se uma criança de cerca de 40 quilos está sentada no banco traseiro do carro sem cinto, e o veículo bater a 60 km/h, ela vai esmagar o passageiro da frente com um peso de cerca de uma tonelada. E as pessoas não têm essa consciência de que usar o cinto no banco de trás é importante para se proteger. Não só porque é obrigatório por lei, mas também para proteger quem está no banco da frente”.

Todo o material da campanha “Foca na Vida” pode ser encontrado no link: http://www.artesp.sp.gov.br/sobre-artesp-campanhas-carnaval-foca-na-vida.html e nas redes sociais: Facebook: facebook.com/artespoficial – Youtube: youtube.com/artespsp – Instagram: instagram.com/artespoficial .

Compartilhe esta notícia: