O ano da agropecuária

Compartilhe esta notícia:

O Momento Agro preparou para os leitores uma síntese do comportamento agropecuário em 2017, que mesmo apontando bons resultados, foi bem castigada

O balanço que todo mundo faz de como foi o ano de 2017 e as especulações de como será 2018 é absolutamente normal nas rodas de amigos. O pessoal do agro sabe que 2017 não foi espetacular, mas também não deixou a desejar. Todavia, tivemos queda dos preços das commodities e a famosa Operação Carne Fraca. Mesmo com esses problemas, a nossa agropecuária continuou dando uma importante contribuição para o Brasil.

Não podemos esquecer-nos da safra recorde de grãos, já que a produção cresceu quase 30% em relação ao ano anterior. Se falarmos do PIB, no setor rural, a expectativa é de um crescimento de 11%, muito acima do crescimento total.

As exportações do agronegócio tiveram saldos de 70 milhões de dólares, crescendo mais de 11% em relação ao anterior.

Para saber o quanto será a colheita de 2018, dependemos do tempo, portanto, não dá para termos prognósticos concretos. Mas, os produtores rurais acreditam em um crescimento.

Mesmo com os resultados positivos, alguns problemas aconteceram durante 2017, como: a dúvida sobre a validade do Programa de Recuperação Ambiental do Código Florestal, lei de 2012; O Funrural, inclusive, criando uma crise com muitas empresas e até agora não se tem uma resposta sobre; A isenção de ICMS para as exportações de produtos primários e semielaborados; A campanha contra defensivos agrícolas  que causou preocupação aos consumidores brasileiros, sobre os alimentos aqui produzidos; A Anvisa que colocou em dúvida a qualidade dos alimentos industrializados.

Com tantas coisas boas e com alguns problemas, teremos um fim de ano relativamente bom, mas poderia ser muito melhor, principalmente se não houvessem tantos problemas.

Compartilhe esta notícia: